ANBC participa do Futurecom 2025 e destaca o papel do crédito para impulsionar inovação e sustentabilidade no agronegócio
Presidente da ANBC, Elias Sfeir, integrará painel que aborda soluções financeiras estratégicas para impulsionar o agronegócio
A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) terá um papel de destaque na edição 2025 do Futurecom, um dos principais eventos de tecnologia e inovação da América Latina, que ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro, em São Paulo. No primeiro dia, o presidente da entidade, Elias Sfeir, participa do painel “Future Agro: Embarcando Inovações para um Agro Mais Verde e Competitivo”.
O debate acontecerá dia 30 de setembro no Future Congress às 17h e reunirá lideranças de diferentes setores que contribuem para o fortalecimento do agronegócio brasileiro, entre eles Paola Campiello, presidente da Conectar Agro; Fernando Gomes de Oliveira, CIO da ACATE; Daniel Fuchs, presidente da Datora Telecomunicações; e Sidney Correa Nobre, analista da Target Sistemas & Tecnologia.
Elias Sfeir enfatizará a importância do financiamento como catalisador da produtividade e da sustentabilidade no meio rural. Para ele, as linhas de crédito asseguram a viabilidade econômica e promovem iniciativas que atendem às demandas ambientais e ao progresso tecnológico do agro. “O crédito rural é uma alavanca para a produtividade e a competitividade. Quando aplicado com discernimento, converte-se em uma ferramenta de incentivo à sustentabilidade, gerando ganhos para o produtor e a sociedade”, afirma o executivo.
O presidente da ANBC ressalta que o agronegócio representa quase um quarto do PIB brasileiro e passa por um momento de significativa expansão. Esse crescimento reforça a necessidade de adoção de mecanismos financeiros inovadores no setor que permitam reduzir assimetrias de informação e ampliar o acesso ao crédito, com menor risco e custo. Nesse contexto, ele defende o desenvolvimento de soluções específicas para o agro, incluindo novos modelos de análise de crédito, que ampliam o acesso ao financiamento. “Um score de crédito específico para o agro torna o sistema financeiro mais inclusivo e abre espaço para pequenos e médios produtores que movimentam a economia e precisam de condições competitivas de financiamento, o que viabiliza atrair capital privado e internacional para financiar o agro com foco em sustentabilidade”, enfatiza.
Sfeir destaca que essa aliança tripartite entre os birôs, o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Banco Central do Brasil é inovadora no cenário mundial. “Estamos criando um paradigma de crédito no mundo. Por esse motivo, o tema do agri birô tem avançado nos encontros globais, promovendo a difusão do modelo como benchmarking internacional.”
Reconhecido como uma plataforma B2B dinâmica, o Futurecom promove ao longo do ano a integração entre empresas, startups e profissionais de tecnologia e telecomunicações, ampliando conexões e fomentando negócios. Além dos debates regulatórios e de sustentabilidade, o congresso abordará tendências em conectividade, inteligência artificial, segurança digital e os impactos da transformação tecnológica em setores como indústria, agronegócio, energia e saúde.
Confira as imagens:
Leia também:
Fintechs Transformam o Crédito
Entrada no cadastro positivo reduz juros em 8,7%, mostra estudo do BC