Fonte: https://www.radiorural.com.br – Por Luís Longhini – Radar
14/05/2025 às 16h32 – Atualizada em 14/05/2025 às 16h41
**O acesso ao crédito ainda é um dos principais desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas no Brasil. Apesar de sua importância para a geração de emprego e renda, muitos empreendedores desconhecem as possibilidades de financiamento disponíveis – como capital de giro, expansão de operações ou organização financeira – e, quando tentam obter crédito, esbarram em barreiras como a falta de garantias e de informações estruturadas.
Este tema será abordado pelo presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir, durante sua palestra “A Evolução do Crédito no Varejo” na 1ª edição do CDL Experience, evento promovido pela CDL Concórdia em parceria com o SEBRAE/SC no dia 15 de maio, no Centro de Eventos de Concórdia/SC. O evento trará discussões estratégicas sobre o futuro do crédito no comércio, com insights valiosos para empresários e profissionais do setor.
Com menor volume de operações e maior esforço exigido na análise de risco, essas empresas ainda são menos priorizadas por parte das instituições financeiras, que tendem a concentrar esforços em grandes tomadores. No entanto, esse cenário vem se evoluindo com o avanço da tecnologia e a diversificação das fontes de crédito.
Segundo Elias Sfeir, o fortalecimento de um ecossistema de crédito mais inclusivo e eficiente passa pelo uso estratégico da informação e da inovação.
“É fundamental garantir que o acesso ao crédito seja ampliado, e também atualizado. A inclusão financeira de micro e pequenas empresas deve estar acompanhada de responsabilidade, tecnologia e dados de qualidade para que o crédito seja sustentável e contribua para o crescimento dos negócios, e não para o endividamento excessivo”, afirma Sfeir.
A inovação financeira tem sido uma grande aliada nesse processo. As fintechs vêm democratizando o acesso ao crédito ao reduzir custos operacionais e utilizar inteligência de dados para análises mais precisas de risco. Além disso, essas plataformas integram outros serviços essenciais, como emissão de boletos, antecipação de recebíveis e gestão financeira, otimizando o dia a dia do empreendedor.
Outro avanço relevante é o financiamento incorporado, modelo no qual empresas de diferentes setores incorporam soluções financeiras aos seus próprios serviços, com base no relacionamento e no histórico com seus clientes. Essa abordagem permite oferecer crédito mais ajustado à realidade de quem já consome e interagir com essas marcas — mesmo fora do sistema bancário tradicional.
Para fortalecer ainda mais o acesso ao crédito para os pequenos negócios, a ANBC defende a implementação de medidas estruturantes, como:
- Aprimoramento dos sistemas de informação de crédito;
- Fortalecimento da recuperação de garantias;
- Estímulo à concorrência e inovação no setor financeiro;
- Desenvolvimento de alternativas ao financiamento bancário, como o mercado de capitais.
Medidas direcionadas, como fundos garantidos e linhas de crédito com apoio público, também são importantes para mitigar riscos e ampliar a concessão de crédito a empresas que enfrentam maior dificuldade de acesso.
Segundo dados do Banco Central, o saldo de crédito destinado às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) cresceu, atingindo 45,7% do total em janeiro de 2025, um avanço expressivo em relação aos 34,4% registrados em julho de 2018.
“É um sinal claro de que as políticas e as inovações inovadoras nos últimos anos começam a produzir resultados concretos. A ANBC continuará atuando para que esse avanço seja inovador e responsável”, conclui Sfeir.