Tendências em Analíticos e seus impactos

Autor: Elias Sfeir
Presidente Executivo-ANBC e Conselheiro Certificado-Promovendo a Disciplina de Crédito e Governança Corporativa-Brasil

Compartilhe [addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_m3zg”]

 

Semana passada aconteceu na cidade de Nova Iorque um encontro internacional sobre o estado da arte e tendência na área de Analíticos – FICO WORLD 2019 e seu impactos na sociedade.

O evento abordou os temas de Gerenciamento de Decisão, Inteligência Artificial (AI), Aprendizado de Máquina (ML), Crime Financeiro, Regulatório, Estratégia de Escore, Aquisição, Telecomunicações e Automotiva.

Uma vez que vivemos em ambiente de VICA (volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade) e em um mundo conectado, as análises, decisões se tornam mais holísticas com múltiplas facetas e cenários.

Neste novo contexto, o advento da tecnologia vem de encontro para auxiliar através do processamento de múltiplas variáveis e com a capacidade de aprender com a relação entre a predição e o acontecido de maneira rápida. A Inteligencia Artificial e o Aprendizado de Maquina vieram para auxiliar neste novo ambiente. Como exemplo dos benefícios destas tecnologias, foi apresentado um estudo em com o uso do Aprendizado de Máquina resultou em um aumento de assertividade de cerca de 15% (KS) nas modelagens trazendo eficiência e eficácia aos modelos.

Fico World

A ferramenta para viabilizar o uso da tecnologia de forma integrada é através de plataforma para trazer simplicidade à complexidade.

Os dados ao logo do tempo foram usados em Inteligência de Negócio (BI) que com o advento de modelagens evoluiu para os Analíticos de Predição, Suporte a Decisão e as tendências são Analíticos de Prescrição, Decisões Conectadas e Decisões Centralizadas.

Em Inteligência de Mercado não se tem plano de ação, já em Analíticos Preditivos os planos de ação  não são claramente definidos, Suporte a Decisão temos planos de ação específicos, Analíticos Prescritivos tem ações automáticas na maioria das áreas, Decisões Conectadas prove nível de ação empresarial e as Decisões Centralizadas gera planos de ação otimizados no ciclo de vida do cliente e as várias áreas de atuação da empresa.

Outra iniciativa apresentada no encontro foi educação financeira através de plataforma para estimativa da faixa da nota de crédito através de 10 perguntas. Uma vez com a nota de crédito, tem um planejador de aumento da nota de crédito de pelo menos 10 pontos em um horizonte de 3, 6, 9 e 12 meses com conjunto de ate 6 ações. Esta ação ajuda os “invisíveis para o crédito, ou seja, os que não tem informações disponíveis para avaliação de credito ou os que tem pouca informação.

O Regulatório foi abordado destacando que o GDPR se tornou referência mundial e o nível de autenticação caminha para três níveis: O que você sabe? Oque você tem? E Quem é você?

Agora endereçando os aspectos psico-sociais, toda esta revolução está permeada em questões éticas, legais e humanas em que não há duvida de que: as pessoas são as donas de suas informações, o uso  de acordo com a lei e com finalidade permitida são os parâmetros para que a sociedade usufrua destes avanços de maneira responsável.

Obrigado pela atenção e comentários são bem-vindos