Tendências em Analíticos e seus impactos

Autor: Elias Sfeir
Presidente Executivo-ANBC e Conselheiro Certificado-Promovendo a Disciplina de Crédito e Governança Corporativa-Brasil

Compartilhe [addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_m3zg”]

 

Semana passada aconteceu na cidade de Nova Iorque um encontro internacional sobre o estado da arte e tendência na área de Analíticos – FICO WORLD 2019 e seu impactos na sociedade.

O evento abordou os temas de Gerenciamento de Decisão, Inteligência Artificial (AI), Aprendizado de Máquina (ML), Crime Financeiro, Regulatório, Estratégia de Escore, Aquisição, Telecomunicações e Automotiva.

Uma vez que vivemos em ambiente de VICA (volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade) e em um mundo conectado, as análises, decisões se tornam mais holísticas com múltiplas facetas e cenários.

Neste novo contexto, o advento da tecnologia vem de encontro para auxiliar através do processamento de múltiplas variáveis e com a capacidade de aprender com a relação entre a predição e o acontecido de maneira rápida. A Inteligencia Artificial e o Aprendizado de Maquina vieram para auxiliar neste novo ambiente. Como exemplo dos benefícios destas tecnologias, foi apresentado um estudo em com o uso do Aprendizado de Máquina resultou em um aumento de assertividade de cerca de 15% (KS) nas modelagens trazendo eficiência e eficácia aos modelos.

Fico World

A ferramenta para viabilizar o uso da tecnologia de forma integrada é através de plataforma para trazer simplicidade à complexidade.

Os dados ao logo do tempo foram usados em Inteligência de Negócio (BI) que com o advento de modelagens evoluiu para os Analíticos de Predição, Suporte a Decisão e as tendências são Analíticos de Prescrição, Decisões Conectadas e Decisões Centralizadas.

Em Inteligência de Mercado não se tem plano de ação, já em Analíticos Preditivos os planos de ação  não são claramente definidos, Suporte a Decisão temos planos de ação específicos, Analíticos Prescritivos tem ações automáticas na maioria das áreas, Decisões Conectadas prove nível de ação empresarial e as Decisões Centralizadas gera planos de ação otimizados no ciclo de vida do cliente e as várias áreas de atuação da empresa.

VEJA TAMBÉM:  O crédito na adversidade: comparando as últimas crises

Outra iniciativa apresentada no encontro foi educação financeira através de plataforma para estimativa da faixa da nota de crédito através de 10 perguntas. Uma vez com a nota de crédito, tem um planejador de aumento da nota de crédito de pelo menos 10 pontos em um horizonte de 3, 6, 9 e 12 meses com conjunto de ate 6 ações. Esta ação ajuda os “invisíveis para o crédito, ou seja, os que não tem informações disponíveis para avaliação de credito ou os que tem pouca informação.

O Regulatório foi abordado destacando que o GDPR se tornou referência mundial e o nível de autenticação caminha para três níveis: O que você sabe? Oque você tem? E Quem é você?

Agora endereçando os aspectos psico-sociais, toda esta revolução está permeada em questões éticas, legais e humanas em que não há duvida de que: as pessoas são as donas de suas informações, o uso  de acordo com a lei e com finalidade permitida são os parâmetros para que a sociedade usufrua destes avanços de maneira responsável.

Obrigado pela atenção e comentários são bem-vindos