O que são e para que servem os birôs de crédito?

Autor: Elias Sfeir
Presidente Executivo-ANBC e Conselheiro Certificado-Promovendo a Disciplina de Crédito e Governança Corporativa-Brasil

Compartilhe [addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_m3zg”]

 

Se você já se perguntou o que são os birôs de crédito e para que servem, fique tranquilo. Esteja certo de que não foi o primeiro nem será o último. A partir de agora, vou responder a essas duas importantes perguntas.

Birôs De Crédito

Os birôs de crédito são instituições que trazem transparência na relação credor-consumidor atuando de forma isenta através de informações que auxiliam na tomada de decisão de crédito. Provendo transparência, os birôs criam relações saudáveis de confiança entre credor e consumidor ou devedor suportando a disciplina do crédito.

O trabalho realizado pelos birôs de crédito também contribui com duas disciplinas importantes: consumo consciente e crédito responsável. O balanço dessas duas disciplinas cria um círculo virtuoso no crédito através do aumento do volume de crédito a taxas justas, o que alavanca a economia e a prosperidade social.

Através da análise do crédito, os birôs também ajudam a evitar que as pessoas assumam mais dívidas do que podem pagar e auxiliam os credores a minimizar os prejuízos com a inadimplência. Uma empresa com dificuldades financeiras por causa da inadimplência pode ter que atrasar o pagamento dos funcionários e fornecedores, que, por não terem recebido o dinheiro que esperavam, são incapazes de honrar suas contas.

VEJA TAMBÉM:  Pequenos negócios predominam e buscam linhas de crédito diferenciadas