presidente da República

Novo Cadastro Positivo é sancionado pelo presidente da República

Share:

Siga no Google Notícias

São Paulo, 08 de abril, 2019 – A lei que altera o Cadastro Positivo foi sancionada hoje pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Essa aprovação marca o início de uma nova era do crédito no Brasil, caracterizada pela inclusão financeira de muitos brasileiros que hoje não têm acesso a empréstimos e financiamentos. O novo cenário proporciona aumento da concorrência, com a entrada de competidores com novos produtos e serviços, e a redução da inadimplência, o que levará a uma oferta de juros mais justos. 

“O novo modelo do Cadastro Positivo foi resultado de muito diálogo nos últimos meses dentro e fora do Congresso Nacional. A proposta foi debatida pela sociedade, que percebeu seus inúmeros benefícios, especialmente importantes para um momento em que o país necessita elevar o grau de competitividade de sua economia no cenário internacional”, avalia o presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), Elias Sfeir. 

A partir da vigência da lei, os birôs de crédito têm 30 dias para comunicar todos os consumidores sobre a abertura do Cadastro Positivo. E esses terão assegurada a opção de, a qualquer momento, pedir a exclusão do seu nome. Mas é importante essas pessoas saberem que assim não desfrutarão dos benefícios da formação do histórico, que será apagado, e que também não poderão usar sua pontuação para barganhar juros menores.  “As pessoas físicas e jurídicas serão informadas sobre sua inclusão no CP para que decidam permanecer ou não nele. Ainda que haja esse período inicial definido por lei para pedir a exclusão do nome, o consumidor poderá sair a qualquer momento e voltar a qualquer momento para ter a chance de reconstruir seu histórico. Essa é uma previsão legal”, observa Sfeir.

O Banco Central tem destacado que o novo Cadastro Positivo, uma das prioridades do BC no contexto da Agenda BC+, é um dos instrumentos que ampliará a oferta de crédito e reduzirá o spread bancário. “A democratização do crédito vai estimular o crescimento da economia, o que vai produzir novos empregos,”  finaliza.

 

 

pimenta comunicação

Relações com a Imprensa ANBC

Regina Pimenta: (11) 98136.6835 regina@pimenta.com

Ana Carolina Rodrigues: (11) 98674.0348 anacarolina@pimenta.com

 

 

Você pode gostar:

anbc, PL 3.515, limpa nome
“Indústria do limpa nome”

Siga no Google Notícias Três ações negativas da “indústria do limpa nome” para...

Fórum Ibero-americano
Fórum Ibero-americano de MPMEs

Siga no Google Notícias Associação Nacional dos Bureaus de Crédito participa do Fórum...