Empreendedor

Empreendedor por necessidade é um grande beneficiário do novo Cadastro Positivo

Share:

Siga no Google Notícias

Somente no ano passado, o número de novas empresas no Brasil cresceu 14% em relação ao ano anterior, de acordo com levantamento do setor. O destaque ficou por conta da criação de microempresas individuais, também conhecidas como MEIs. Mais de 77% das empresas criadas foram constituídas nessa modalidade.

Uma das explicações para esse predomínio das MEIs tem relação com o chamado “empreendedorismo por necessidade”. Ou seja, por não encontrar um emprego com carteira assinada, já que o desemprego vem se mantendo em patamar alto, o brasileiro é levado a abrir sua própria empresa. Esses empreendedores têm em comum o fato de não poderem oferecer garantias, como um imóvel, para obter crédito, o que resulta em dificuldade para contratar um empréstimo nas instituições financeiras tradicionais.

Em caso de aprovação pelo Senado Federal do PLS 212/2017, que altera a legislação do Cadastro Positivo, e posterior sanção presidencial, maior número de consumidores e empresas, especialmente microempresas individuais, terá acesso a empréstimos e financiamentos. O novo CP contribuirá ainda para a redução do spread bancário, o que significa que o crédito ficará mais barato para todos. Esse modelo, chamado de opt-out e adotado de forma bem-sucedida em mais de 70 países, inclui automaticamente os consumidores, com possibilidade de saída a qualquer momento.

Segundo o Sebrae, micro e pequenas são as empresas que mais geram empregos. Com acesso ao crédito, esses negócios têm condições de ampliar sua atuação mercadológica, estimulando a economia e a geração de empregos.

Vale lembrar que já existem iniciativas voltadas para os microempreendedores individuais e os microempresários. As fintechs têm ocupado esse espaço intermediando crédito para o microempreendedor. Os birôs participam desse processo com o fornecimento de avaliação de risco de crédito de forma equilibrada e isenta a todos os setores econômicos, incluindo as micro e pequenas empresas.

 

Obrigado pela leitura! Acesse outros conteúdos na página da ANBC.

 

elias sfeir

 

Por: Elias Sfeir Presidente da ANBC & Membro do Conselho Climático da Cidade de São Paulo & Conselheiro Certificado

 

 

Você pode gostar:

mercado de crédito em 2023
Perspectivas para o mercado de crédito em 2023

Siga no Google Notícias No último artigo, apresentei uma retrospectiva do que foi o ano...

ESG
O Cadastro Positivo e o S do ESG

Siga no Google Notícias A sigla ESG entrou de vez no vocabulário do mundo corporativo...