crédito cresce no sudeste

Crédito cresce no Sudeste com avanços em todos os estados e dívida média de R$ 6,5 mil

Compartilhe:

Crescimento do crédito vem acompanhado de desafios na inadimplência

A região Sudeste mantém ritmo consistente de crescimento no crédito, conforme dados do Banco Central referentes a junho de 2025, com expansão de 12,7% para pessoas físicas e 9,1% para empresas em relação ao mesmo período do ano anterior. Para efeito de comparação, a média nacional foi de 11,9% (PF) e 8,8% (PJ).

Entre os estados, São Paulo registrou crescimento de 12,9% no crédito às famílias e 10,6% no crédito às empresas. Minas Gerais apresentou avanço de 14,1% (PF) e 9,2% (PJ). No Espírito Santo, a expansão foi de 16,0% (PF) e 9,1% (PJ), enquanto o Rio de Janeiro mostrou alta de 9,4% (PF) e 4,0% (PJ).

O quadro de inadimplência, segundo dados do setor de birôs de crédito, continua sendo fator de atenção. Em junho de 2025, 51,4% da população de São Paulo estava negativada, ante 44,5% em Minas Gerais, 41,6% no Espírito Santo e 57,2% no Rio de Janeiro. Entre empresas, 38,6% em São Paulo, 28,0% em Minas Gerais, 24,7% no Espírito Santo e 35,7% no Rio de Janeiro apareciam com restrições de crédito.

A tabela abaixo, elaborada a partir de dados do setor de birôs de crédito, mostra a distribuição da dívida total na região Sudeste:

crédito cresce no sudeste

 

“O mercado de crédito no Sudeste cresce em ritmo expressivo, com participação de todos os estados, mas a inadimplência ainda representa um desafio importante. É fundamental combinar acesso ao crédito com educação financeira e concessão responsável, para garantir sustentabilidade ao sistema”, afirma Elias Sfeir, presidente da Associação dos Bureaus de Crédito (ANBC).

 

O cenário do Sudeste em 2025 ilustra os dilemas do mercado de crédito: estimular o consumo e os investimentos, ao mesmo tempo em que se busca maior equilíbrio nas finanças de famílias e empresas que movimentam a região.

 

Leia também:

Fintechs Transformam o Crédito

Entrada no cadastro positivo reduz juros em 8,7%, mostra estudo do BC

Você pode gostar:

Fórum Ibero-americano
Fórum Ibero-americano de MPMEs

Siga no Google Notícias Associação Nacional dos Bureaus de Crédito participa do Fórum...

inadimplentes
62 milhões de inadimplentes no país

Siga no Google Notícias Com 62 milhões de inadimplentes no país, Associação Nacional...