Dia da Proteção de Dados destaca importância da segurança das informações para o crédito

Compartilhe:

Data chama atenção para a relevância da proteção das informações na concessão de crédito a consumidores e empresas

Relatórios do setor dos birôs de crédito apontam que 53% das pessoas adultas, em 18 países, afirmaram ter sido alvo de golpes digitais, enquanto 29% relataram perdas financeiras associadas a fraudes

Celebrado em 28 de janeiro, o Dia Internacional da Proteção de Dados ocorre em um momento em que a confiança no uso das informações se consolida como fator central para o funcionamento do mercado de crédito. Relatórios recentes do setor dos birôs de crédito indicam que o avanço da fraude digital e a maior sofisticação no uso de dados ampliam a necessidade de práticas estruturadas de proteção da informação, favorecendo decisões de crédito mais seguras e eficientes.

De acordo com o Relatório Internacional de Tendências de Fraude Omnichannel, 53% das pessoas adultas, em 18 países, afirmaram ter sido alvo de golpes digitais, enquanto 29% relataram perdas financeiras associadas a fraudes on-line, por e-mail, telefone ou mensagens de texto. O estudo aponta ainda que o valor mediano das perdas chegou a US$ 1.747 no período analisado.

No ambiente financeiro, dados comprometidos tendem a alimentar esquemas de fraude mais complexos. O levantamento mostra crescimento de 20% nas tentativas suspeitas de invasão de contas digitais, entre 2023 e 2024, além de aumento de 11% nas tentativas de fraude em transações financeiras no mesmo intervalo.

Complementando esse cenário, o estudo Fraud Trends Update, indica que, mesmo com a redução no número de incidentes de vazamento de dados, a qualidade e a profundidade das informações expostas se tornaram mais sensíveis, elevando o potencial de uso desses dados em fraudes futuras, especialmente em crimes relacionados à identidade digital.

“A proteção de dados é um tema central na sustentação do crédito. Ambientes informacionais mais seguros favorecem análises de risco mais precisas e fortalecem a confiança entre consumidores, empresas e instituições financeiras”, afirma Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC).

Em um cenário de digitalização crescente, o Dia Internacional da Proteção de Dados reforça a importância da confiança nas informações como base para a expansão sustentável do crédito e para a estabilidade do sistema financeiro.

Para a ANBC, os birôs de crédito, que já atuam em ambientes com melhores práticas internacionais de segurança da informação, com modelos determinísticos, rastreabilidade e controles exigidos pelos reguladores, exercem papel estratégico ao estruturar, validar e integrar informações financeiras e cadastrais para avaliação de crédito, contribuindo para um uso mais responsável dos dados no sistema financeiro. “Dados relevantes, organizados e protegidos ampliam a eficiência do mercado e reduzem riscos associados à fraude”, finaliza Sfeir.

 

Leia também:

Buy now, pay later: mudando a forma e preservando princípios

Second Africa Regional Consultative Group Meeting

Você pode gostar:

Indicadores de crédito apontam ciclo positivo e sustentável no Sul

Situação financeira das famílias e desempenho das empresas reforçam confiança e ampliam a...

Conferência UNALE 2024
ANBC mostra caminhos para a educação financeira na 27ª Conferência Nacional da UNALE

Siga no Google Notícias Entidade leva conteúdo sobre crédito sustentável para o ecossistema...