vida financeira

O momento dos consumidores: dados sobre a vida financeira

Share:

Siga no Google Notícias

Os dados da atividade econômica reservaram surpresas ao longo deste ano. A inflação subiu muito além do que se previa, mas o PIB também reagiu e cresceu mais do que se esperava. Caminhando para o quarto e último trimestre, como esses dados estão impactando a situação financeira do consumidor? Entender o momento do consumidor é um passo fundamental para avaliar o desempenho do consumo e, em particular, do consumo por meio do crédito.

Há vários indicadores que permitem olhar para a saúde financeira dos consumidores. Comecemos pelo desemprego. Essa variável é medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mensura o contingente de pessoas que estão sem trabalho e que buscam oportunidades. O desemprego subiu durante a recessão iniciada em 2014 e durante a pandemia. Depois de alcançar um pico no primeiro trimestre de 2021 (14,9%), a taxa de desemprego vem recuando – e de forma até mais intensa do que a observada após a recessão de meados da última década.

O último dado do IBGE mostra que, no segundo trimestre de 2022, o desemprego atingiu 9,3%. Foi o menor índice observado desde o final de 2012. Sabemos que o movimento recente de diminuição do desemprego alivia o drama de muitas famílias, além de favorecer o acesso a bens e serviços.

Por outro lado, a renda média real do trabalho, também apurada pelo IBGE, ainda está muito abaixo da observada antes da pandemia. Essa renda é denominada “real” porque corrige a renda nominal pela evolução dos preços, permitindo a comparação entre diferentes períodos. Houve, com efeito, uma recuperação da renda nos últimos meses que ainda é insuficiente para restabelecer os patamares anteriores a março de 2020.

 

 

Obrigado pela leitura! Acesse outros conteúdos na página da ANBC.

 

elias sfeir

 

Por: Elias Sfeir Presidente da ANBC & Membro do Conselho Climático da Cidade de São Paulo & Conselheiro Certificado

 

 

Você pode gostar:

estudos
Birôs de crédito produziram cerca de 338 estudos no ano passado

Siga no Google Notícias Somente em 2018, os birôs de crédito que atuam...

spread bancário
Baixa recuperação do crédito no Brasil eleva o spread bancário

Siga no Google Notícias A cada R$ 1 de inadimplência, os bancos brasileiros...