recuperação econômica de 2024

ANBC avalia a importância do crédito na recuperação econômica de 2024

Share:

Dados do Banco Central do Brasil mostram que o saldo de crédito a Pessoas Jurídicas cresceu 8,9% na comparação entre outubro de 2024 e o mesmo mês de 2023

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) avalia que, em 2024, o setor de crédito desempenhou um papel fundamental na economia do Brasil. O crédito se consolidou como um dos motores econômicos, refletindo a recuperação de diversos setores.

Dados do Banco Central do Brasil mostram que o saldo de crédito a Pessoas Jurídicas cresceu 8,9% na comparação entre outubro de 2024 e o mesmo mês de 2023. No segmento de crédito a Pessoas Físicas, saldo de crédito cresceu 12,0% na mesma base de comparação, mantendo um ritmo elevado de avanço. Com esses resultados, a relação crédito-PIB chegou a 54,5% em outubro de 2024, ante 52,6% em outubro de 2023. A tabela abaixo mostra as projeções feitas no início do ano e as projeções mais recentes para 2024.

recuperacao economica 2024
Fontes: Banco Central e FEBRABAN

 

“O ciclo favorável de crédito reflete as condições conjunturais e as diversas transformações estruturais que ocorrem nesse mercado. Em 2024, o setor dos birôs de crédito comemorou os cinco anos do Cadastro Positivo, com evidências de impactos no crédito como a visibilidade para crédito para 21,3M pessoas físicas e jurídicas, maior precisão na análise e melhoria na nota de crédito para maioria das pessoas físicas se consolidando como um direito do consumidor. Esse marco foi uma oportunidade para debatermos a contribuição dos diversos setores da economia para inclusão financeira por meio do compartilhamento de dados positivos”, diz Elias Sfeir, presidente executivo da ANBC.

 

Outras medidas modernizadoras do mercado de crédito ainda estão em fase de maturação, como o marco de garantias, aprovado em 2023. A ampliação do escopo das informações de crédito e, no caso de inadimplência, o acesso facilitado às garantias da operação contribuem para a redução de riscos, possibilitando uma expansão mais segura do crédito.

Compromisso com o futuro

Segundo Sfeir, o setor dos birôs de crédito renova, para 2025, o compromisso com a inclusão financeira através da visibilidade para crédito e com a acuracidade da análise de riscos e fraudes, incluindo soluções que abarcam a dimensão climática, por meio dos seus serviços, das ações educativas e da participação ativa nas discussões sobre o futuro do mercado de crédito brasileiro e internacional. “Para além das oscilações conjunturais, que continuarão sendo monitoradas, seguiremos com um olhar para medidas estruturantes, com efeitos de médio a longo prazo”, finaliza o executivo.

Você pode gostar: