Frente Parlamentar Mista

Frente Parlamentar Mista pela Democratização do Crédito e Serviços Financeiros é lançada para ampliar acesso ao crédito no Brasil

Compartilhe:

Iniciativa suprapartidária busca ampliar a inclusão financeira e democratizar a tomada de crédito responsável para milhões de brasileiros

A ampliação do acesso ao crédito no Brasil ganha um novo impulso com a criação da Frente Parlamentar Mista pela Democratização do Crédito e Serviços Financeiros. A iniciativa, que será presidida pelo deputado Capitão Alberto Neto (PL/AM), tem como objetivo desenvolver, estruturar e implementar políticas públicas que garantam esse direito como um instrumento de cidadania, sempre com foco na responsabilidade e na educação financeira da população. O lançamento da Frente aconteceu nesta terça-feira (18), durante um jantar, em Brasília.

Composta por 196 deputados federais e 2 senadores signatários, a Frente busca reduzir barreiras, promovendo inclusão financeira também para grupos vulneráveis como pessoas de baixa renda, aposentados, pensionistas, mulheres e pessoas com necessidades especiais. A Frente atuará de forma suprapartidária e em diálogo com órgãos governamentais, sociedade civil e o setor privado, promovendo estudos, debates e políticas que fortaleçam a liberdade econômica e a segurança jurídica no mercado. Entre as pautas prioritárias estão a inclusão financeira, a redução do custo do crédito, a transparência na gestão de dados e a inovação no setor.

Apoiada por congressistas de múltiplos partidos e diversas entidades do setor financeiro, a Frente conta com a participação ativa de organizações comprometidas com a democratização do acesso aos serviços financeiros e a construção de um ambiente mais inclusivo e eficiente. A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) e a Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps), que integram o Instituto Nacional de Democratização do Crédito (INDC), são peças-chave nessa iniciativa, representando a sociedade civil na Frente Parlamentar. Juntas, essas entidades serão fundamentais na implementação de debates, pesquisas e na construção de um ambiente de crédito mais eficiente e inclusivo.

 

“Esta frente nasce com um propósito claro e urgente: ampliar o acesso ao crédito para todos os brasileiros, como um instrumento de inclusão financeira e de oportunidade. Não podemos aceitar que o crédito seja um fator de exclusão e desesperança. Ampliar o acesso ao crédito não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia inteligente para o crescimento da economia. Vamos trabalhar incansavelmente e propor medidas que tornem o crédito mais acessível e sustentável. Nosso compromisso é com a inclusão, com o desenvolvimento e com um país mais justo”, destacou o deputado Capitão Alberto.

 

“A ampliação do crédito responsável é essencial para o crescimento econômico do país e para a dignidade financeira das pessoas. A Frente Parlamentar é um passo importante para garantir que mais brasileiros tenham acesso a esse direito de forma transparente e sustentável”, afirmou Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).

 

“Há muito vimos empenhando esforços para constituir um fórum no parlamento alinhado à realidade brasileira, com foco primordial na emancipação de toda a população, no que tange a inclusão e democratização do acesso ao crédito, demais serviços financeiros e educação, sem a sombra constante e permanente de pessoas, órgãos e entidades de confundir proteção com tutela do cidadão”, afirmou Edison Costa, presidente da Aneps.

 

A Frente Parlamentar Mista pela Democratização do Crédito e Serviços Financeiros terá atuação nacional e duração indeterminada, garantindo que o tema continue em debate permanente no Congresso Nacional.

 

Leia também:

Frente Parlamentar pela Democratização do Crédito

COSAMA na adesão ao Cadastro Positivo

Você pode gostar:

Amazonas
Amazonas no Cadastro Positivo

Siga no Google Notícias Amazonas pode ampliar percentual da população no Cadastro Positivo...

limpa nome
ANBC alerta sobre os impactos da indústria “limpa nome”

ANBC alerta sobre os impactos da indústria “limpa nome” no mercado de crédito...