ia e dados

IA e Dados: O Novo Motor do Crédito Sustentável na América Latina

Share:

Source: https://cantarinobrasileiro.com.br/

By Elias Sfeir - President of the National Association of Credit Bureaus (ANBC)

The setor financeiro latino-americano atravessa o que especialistas definem como a “Era Inteligente”. A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma promessa distante para se tornar o centro de uma transformação real: mais crédito, mais eficiência e mais pessoas incluídas no sistema financeiro, maior sustentabilidade.

Os birôs de crédito brasileiros são protagonistas nessa jornada, com soluções e experiências concretas:

Ao expandir a análise para a América Latina, nota-se que o crédito sustentável revela ainda mais sua face inclusiva. Alguns exemplos mais evidentes:

Por trás de cada algoritmo, há pessoas. O Modelo 10-20-70 ensina que apenas 10% do esforço transformador vem das ferramentas de IA, 20% da infraestrutura de TI, enquanto os 70% fundamentais residem em pessoas e cultura. A IA, nesse contexto, é reconhecida como “Inteligência Expandida”, uma ferramenta que potencializa o discernimento humano para a tomada de decisão.

Para que o crédito continue a impulsionar o desenvolvimento, é importante manter uma regulação de uso proporcional e inteligente, alinhada a cada mercado. Desta forma, o ambiente torna-se ideal para novos investimentos e incentiva o crédito e alavanca a inovação distribuindo os benefícios por todo o ecossistema. Com cooperação regional e responsabilidade no uso, a América Latina tem tudo para converter seu entusiasmo tecnológico em crescimento sustentável e inclusão financeira real para todos.

Read more

Inadimplência recorde e incerteza global elevam o risco do crédito no Brasil em 2026

Golpe do ‘Nome Limpo’: prática denunciada não elimina dívidas e pode gerar prejuízos

You might like it:

avanços do brasil
ANBC presents Brazil's advances in sustainable credit and ESG data at event in Morocco

Fonte: https://revistakdea360.com.br/ Entidade leva debate sobre práticas sustentáveis e inclusão financeira a fórum...

credit fintechs
As fintechs de crédito como opção para pequenos negócios

Fonte: https://conampe.org.br/noticias Por Elias Sfeir – Presidente da Associação Nacional dos Bureaus de...