credito cresce

Crédito cresce 11% em MS

Compartilhe:

Fonte: https://midiamax.uol.com.br/ | Por: Liana Feitosa

Crédito cresce 11% em MS, mas inadimplência tira o sono de 55% dos sul-mato-grossenses

A concessão de crédito para pessoas físicas cresceu 11,50% em Mato Grosso do Sul, em maio de 2025, e 15,97% para empresas (pessoas jurídicas), número bem acima da média regional, que foi de 8,6% para o mês.

Os dados são do Banco Central e se referem à comparação com maio de 2024.

Entre os demais estados da região Centro-Oeste, Goiás se destacou com o maior crescimento no crédito para consumidores, com avanço de 12,08%, seguido de Mato Grosso (11,61%).

Considerando os dados gerais da região, o Centro-Oeste registrou crescimento de 11,2% para pessoas físicas e 8,6% para empresas no último mês de maio.

Inadimplência

Da mesma forma que a concessão de crédito tem crescido, os dados de inadimplência mostram que a parcela de população endividada também tem aumentado.

Mato Grosso do Sul ocupa o segundo lugar do ranking de pessoas inadimplentes do Centro-Oeste, com 55,16%, ficando atrás somente do Distrito Federal, que lidera com 60,66% da população negativada.

Mato Grosso (50,01%) e Goiás (45,03%) aparecem na sequência. Em relação ao nível nacional de inadimplência, o índice está em torno de 47% entre pessoas físicas, enquanto entre empresas gira em torno de 32%.

Mesmo com a oferta de crédito se expandindo, uma parcela significativa da população continua enfrentando dificuldades financeiras.

O fato indica a necessidade de educação financeira e concessão responsável de crédito na visão de Elias Sfeir, presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito).

 

“A educação financeira é um pilar essencial para a sustentabilidade do mercado de crédito. O acesso ao crédito precisa vir acompanhado de conhecimento e planejamento para evitar o superendividamento”, analisa o presidente.

“É preciso diferenciar crédito de receita, estimular hábitos saudáveis de consumo e orientar a população sobre como usar o crédito de forma consciente e estratégica”, completa.

 

Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? ️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

 

Leia também

A renda e a confiança do consumidor

Você pode gostar:

superendividamento
Superendividamento

Superendividamento: como a lei, a educação financeira e outras iniciativas estão ajudando os...

Revista da ANFAC
Transformando o desafio da negativação

Siga no Google Notícias Fonte: http://www.anfac.com.br/ – Revista da ANFAC ano 25 | Julho, Agosto,...