Fonte: revista digital “Banking Anywhere – A expansão dos serviços financeiros”, publicada pela Cantarino Brasileiro | Por Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).
Em meio às transformações do sistema financeiro, as contas digitais demonstram de maneira exemplar como o processo de disrupção que envolve o segmento se expandiu para setores além do financeiro e consolidou conceitos como banking anywhere. Ofertadas por empresas de âmbitos diversos, elas ganharam espaço no mercado de serviços financeiros nos últimos anos, tal qual havia
ocorrido com os tradicionais cartões de crédito oferecidos por varejistas a seus clientes, a primeira forma de Banking as a Service (BaaS). A chegada das instituições de pagamento e a crescente digitalização ampliaram de forma significativa as possibilidades dessa indústria.
Antes, uma organização que pretendesse entrar no segmento financeiro precisaria obrigatoriamente montar toda a estrutura tecnológica e adequar-se às demandas regulatórias do setor. Com a “servitização” da atividade de banking, esse caminho pode ser encurtado por meio de empresas especializadas responsáveis pela infraestrutura tecnológica e que contam com a licença regulatória.
Esse novo cenário foi possível graças ao desenvolvimento tecnológico dos últimos anos e ao incentivo regulatório à concorrência bancária observado no Brasil na última década.
Avançando em inovações como o open finance, o Brasil é visto como um mercado promissor para o desenvolvimento do BaaS. Nas projeções quanto à sua evolução, destacam-se os serviços de investimento, de oferta de operações de crédito e de avaliação de capacidade de pagamentos, na qual os birôs de crédito acumulam grande expertise.
Olhando para o futuro, podemos projetar também os benefícios que a inteligência artificial tende a trazer para o setor financeiro, como a otimização de processos, que gera ganhos de eficiência, além de permitir que as instituições conheçam mais seus clientes e possam oferecer soluções mais personalizadas. Esse é um caminho que seguirá mudando e evoluindo constantemente, tendo a
IA como importante vetor das transformações.