energia elétrica

Setor de Energia Elétrica Cadastro Positivo

Share:

Siga no Google Notícias

Setor de Energia Elétrica possibilita que 6 milhões de clientes, conquistem a visibilidade para crédito por meio do Programa do Cadastro Positivo

90% dos consumidores de energia elétrica já passaram a integrar o Cadastro Positivo, aponta ANBC

Responsável pela terceira etapa de implantação do Cadastro Positivo, o setor de energia elétrica já inseriu 90% de seus consumidores na base de dados do programa, o equivalente a 65 milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas. De acordo com a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), o segmento tem potencial para adicionar em 75 milhões de registros ao Cadastro Positivo.

O setor elétrico possibilitou a inclusão de cerca 6 milhões de clientes (PF e PJ) que não constavam nas informações enviadas inicialmente pelas instituições financeiras e telecomunicações, que responderam à primeira e segunda etapas de implantação.

Somados à inclusão dos 15 milhões de registros originados das empresas de telecomunicações, o Cadastro Positivo já possibilitou que um contingente de 21 milhões de consumidores passassem a ter visibilidade para crédito.

Prestes a completar 5 anos de vigência em seu modelo de adesão automática, o Cadastro Positivo (Lei 12.414 com alterações da Lei Complementar 166, de 8/04/2019) tem como proposta auxiliar na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas. Desta forma, os credores podem ter uma visão mais clara sobre o comportamento financeiro de pessoas físicas e jurídicas que solicitam crédito, propiciando a oferta de condições de crédito mais adequadas a cada perfil.

 

“Graças à sua capilaridade, o setor de energia elétrica é estratégico para desenvolver a visibilidade creditícia dos brasileiros. Por isso, a ANBC continua trabalhando em uma extensa agenda de ações com o objetivo de engajar e apoiar todos os segmentos na aderência à lei e na extensão dos benefícios do Cadastro Positivo”, afirma Elias Sfeir, presidente da associação.

 

Atualmente com 167 milhões de registros únicos em sua base de dados, após o êxito na inclusão das informações recebidas das instituições financeiras, de telecomunicações e concessionárias de energia elétrica, o Cadastro Positivo segue em sua quarta fase, referente à entrada das empresas de saneamento, com potencial de inclusão de até 55 milhões de registros.

 

pimenta comunicação

Relações com a Imprensa ANBC

Regina Pimenta: (11) 98136.6835 regina@pimenta.com

Ana Carolina Rodrigues: (11) 98674.0348 anacarolina@pimenta.com

 

 

Você pode gostar:

Rio de Janeiro
Cadastro Positivo pode injetar até R$ 101 bi na economia do Rio de Janeiro

Siga no Google Notícias Válido a partir de 9 de julho, novo Cadastro...

parceria anfac
ANBC e ANFAC se unem

Siga no Google Notícias ANBC e ANFAC se unem para promover iniciativas de...