A ANBC patrocinou o Fórum Banking Anywhere: A Expansão dos Serviços Financeiros, da Cantarino Brasileiro, realizado em São Paulo.
O presidente da ANBC, Elias Sfeir, palestrou no painel “A análise dos dados para a geração de crédito inclusivo”.
“O crédito envolve relação de confiança entre credor e tomador de crédito. Os birôs promovem a transparência nessa relação por meio da produção de relatórios e das notas de crédito, por exemplo, que servem como insumos para a análise de crédito. Para isso, as bases de dados são fundamentais, e elas têm crescido conforme avança a digitalização da sociedade”, disse Sfeir. “O Cadastro Positivo, por exemplo, que representa uma dessas bases de dados, já fez a inclusão financeira de milhões de pessoas que antes não eram vistas. O setor de telecomunicações, uma das fontes do Cadastro Positivo, contribuiu para isso. Estão entrando agora os dados provenientes do setor de energia elétrica, que igualmente devem trazer inclusão financeira. O Brasil tem caminhado bem nesse cenário a ponto de termos compartilhado com o Banco Mundial o modelo do Cadastro Positivo”.
Também participaram do painel: Tadeu Silva, presidente da ACREFI; Dorival Dourado, da AF Partners; e Pedro Arlant, da Provenir.