A Midway, empresa financeira do Grupo Guararapes, é a maior emissora de cartões Private Label do Brasil, também conhecidos como “cartões de loja”, sendo uma das dez principais emissoras de cartões bandeirados no país. Atualmente, a companhia conta com mais de 31 milhões de clientes que possuem os cartões Riachuelo, varejista que deu origem ao Grupo.
Em suas avaliações de crédito, a Midway já está preparada para aproveitar os benefícios oferecidos pelo Cadastro Positivo. Com essa nova visão do cliente, a companhia identificou a oportunidade de alavancar em cerca de 10% sua taxa de aprovação de crédito, sem aumento de risco, comprovando uma das principais vantagens prometidas pelo Cadastro Positivo: o estímulo à expansão do crédito.
Os resultados obtidos pela Midway, embora baseados em modelos preliminares e que contam apenas com as informações das instituições financeiras, são promissores. Outros ganhos identificados são:
- Agregar os dados positivos daquele que já não teria problema de aprovação ajuda a classificar de maneira ainda mais precisa esse perfil. A Midway identificou, em algumas faixas, a oportunidade de segmentar perfis com taxa de risco 30% menor do que a média original da faixa.
- Com melhor discriminação de risco, as instituições podem optar por reduzir o risco com o mesmo volume de aprovação do cenário sem positivo, o que também traz benefícios ao cliente: essa redução de inadimplência pode ser transferida para ele na forma de redução de juros.
“Acreditamos que os bons resultados que tivemos com o uso dos dados positivos, ainda que em fase preliminar, indicam o grande potencial esperado com a entrada das informações das empresas de telecomunicações e de utilities. É um ganho enorme para o consumidor”, diz Bruno Pazzoto, Superintendente Executivo de Crédito e Modelagem da Midway.
A experiência da companhia está em linha com um estudo realizado pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), que relacionou algumas questões fundamentais para a expansão do crédito e do consumo, como estímulo às atividades de comércio e serviços:
- Ampliação do uso de informações positivas na análise de crédito;
- Aumento da competitividade do crédito por meio de inovações tecnológicas ao setor de comércio e serviços;
- Fomento ao crédito acessível para pequenas e médias empresas;
- Incentivo ao uso responsável do crédito orientado às famílias e aos empreendedores;
- Promoção de agenda de pautas empreendedoras;
- Aperfeiçoamento das garantias do sistema de crédito.
Experiências como a da Midway confirmam o posicionamento da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) e, também, tendem a viabilizar os principais benefícios que o setor de birôs de crédito tem divulgado sobre o Cadastro Positivo com inclusão automática de consumidores e empresas: o consumo consciente e o crédito responsável.
Relações com a Imprensa ANBC
Regina Pimenta: (11) 98136.6835 regina@pimenta.com
Ana Carolina Rodrigues: (11) 98674.0348 anacarolina@pimenta.com