Dia da Proteção de Dados destaca importância da segurança das informações para o crédito

Share:

Data chama atenção para a relevância da proteção das informações na concessão de crédito a consumidores e empresas

Relatórios do setor dos birôs de crédito apontam que 53% das pessoas adultas, em 18 países, afirmaram ter sido alvo de golpes digitais, enquanto 29% relataram perdas financeiras associadas a fraudes

Celebrado em 28 de janeiro, o Dia Internacional da Proteção de Dados ocorre em um momento em que a confiança no uso das informações se consolida como fator central para o funcionamento do mercado de crédito. Relatórios recentes do setor dos birôs de crédito indicam que o avanço da fraude digital e a maior sofisticação no uso de dados ampliam a necessidade de práticas estruturadas de proteção da informação, favorecendo decisões de crédito mais seguras e eficientes.

De acordo com o Relatório Internacional de Tendências de Fraude Omnichannel, 53% das pessoas adultas, em 18 países, afirmaram ter sido alvo de golpes digitais, enquanto 29% relataram perdas financeiras associadas a fraudes on-line, por e-mail, telefone ou mensagens de texto. O estudo aponta ainda que o valor mediano das perdas chegou a US$ 1.747 no período analisado.

No ambiente financeiro, dados comprometidos tendem a alimentar esquemas de fraude mais complexos. O levantamento mostra crescimento de 20% nas tentativas suspeitas de invasão de contas digitais, entre 2023 e 2024, além de aumento de 11% nas tentativas de fraude em transações financeiras no mesmo intervalo.

Complementando esse cenário, o estudo Fraud Trends Update, indica que, mesmo com a redução no número de incidentes de vazamento de dados, a qualidade e a profundidade das informações expostas se tornaram mais sensíveis, elevando o potencial de uso desses dados em fraudes futuras, especialmente em crimes relacionados à identidade digital.

“A proteção de dados é um tema central na sustentação do crédito. Ambientes informacionais mais seguros favorecem análises de risco mais precisas e fortalecem a confiança entre consumidores, empresas e instituições financeiras”, afirma Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC).

Em um cenário de digitalização crescente, o Dia Internacional da Proteção de Dados reforça a importância da confiança nas informações como base para a expansão sustentável do crédito e para a estabilidade do sistema financeiro.

Para a ANBC, os birôs de crédito, que já atuam em ambientes com melhores práticas internacionais de segurança da informação, com modelos determinísticos, rastreabilidade e controles exigidos pelos reguladores, exercem papel estratégico ao estruturar, validar e integrar informações financeiras e cadastrais para avaliação de crédito, contribuindo para um uso mais responsável dos dados no sistema financeiro. “Dados relevantes, organizados e protegidos ampliam a eficiência do mercado e reduzem riscos associados à fraude”, finaliza Sfeir.

 

Read also:

Buy now, pay later: mudando a forma e preservando princípios

Second Africa Regional Consultative Group Meeting

You might like it:

Rio Grande do Norte
Positive registration could inject R$ 13 billion into Rio Grande do Norte's economy

Follow on Google News Valid as of July 9, the new Cadastro...

sanitation
Cleaning up the Positive Register

Follow on Google News Credit bureau sector intensifies actions to engage...