Com 82,8 milhões negativados, apelo emocional do Dia das Mães pode elevar o risco de inadimplência, diz ANBC

Share:

  • Dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) indicam número elevado de consumidores com restrições financeiras
  • Entidade avalia que o consumidor que ainda se recupera de desequilíbrios financeiros pós-Natal e alerta para impacto no orçamento das famílias em data mais afetiva do comércio
  • Criatividade pode ser alternativa para a compra do presente e reduzir o risco de inadimplência ao longo do ano

O Brasil tem cerca de 82,8 milhões de adultos negativados, segundo dados dos credit bureaus, em um cenário que já indica pressão relevante sobre o orçamento das famílias. Para a ANBC, o consumo associado ao Dia das Mães pode elevar o risco de inadimplência nos próximos meses, diante do caráter emocional da data.

Levantamento do Instituto Locomotiva mostra que 8 em cada 10 brasileiros pretendem comprar presentes, o que representa cerca de 133 milhões de pessoas. Entre consumidores das classes D e E, a intenção de compra chega a 87%.

Na avaliação da ANBC, o contexto combina alto número de consumidores com restrições de crédito e disposição para consumo em uma data de forte apelo emocional no calendário. “O país já registra um contingente elevado de negativados. Em datas como o Dia das Mães, esse fator pode levar a decisões de consumo emocionais, que pressionam ainda mais o orçamento e elevam o risco de inadimplência”, afirma Elias Sfeir, presidente da entidade.

Dados do Banco Central indicam que o endividamento das famílias, medido pelo comprometimento da renda acumulada em 12 meses, chegou a 49,9%, o maior nível da série recente. Os indicadores seguem elevados desde meados do ano passado.

A ANBC também chama atenção para o risco de reincidência na inadimplência. Parte dos consumidores que regularizaram dívidas volta a atrasar pagamentos após novos ciclos de consumo, movimento que pode ganhar força em datas sazonais como o Dia das Mães.
“O consumidor que ainda se recupera de desequilíbrios financeiros pós Natal pode assumir novos compromissos sem consciência em uma data muito relevante. Isso dificulta a recomposição da renda e pode levar a novos atrasos”, diz Sfeir.

A entidade avalia que o cenário exige atenção, sobretudo em um contexto de renda comprometida. A recomendação é priorizar presentes que caibam no orçamento preservando a capacidade de pagamento dos compromissos financeiros. Aqui fica o chamado da criatividade brasileira para celebrar a data com muita alegria e responsabilidade.

 

Read also:

A inadimplência entre empresas avança

ANBC vê ambiente mais eficiente para operações de crédito após mudanças regulatórias

You might like it:

Acre
Positive registration could inject R$ 3 billion into Acre's economy

Follow on Google News Valid as of July 9, the new Cadastro...

formal employment
Expansion of credit goes hand in hand with growth in formal employment, but defaults are still a concern

With unemployment at the lowest level in the historical series, Brazil advances in financial inclusion...