Como as pequenas empresas podem se beneficiar do Cadastro Positivo

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

ANBC e CNI abordam os principais pontos do banco de dados em cartilha gratuita. As instituições têm o objetivo de facilitar o acesso ao crédito de micro e pequenas empresas

São Paulo, 27 de setembro, 2022 –  O acesso facilitado a crédito e juros reduzidos são fatores que ajudam empresários, principalmente de menor porte, no investimento e crescimento de seus negócios. Para auxiliar micro e pequenas empresas (MPEs) a alcançarem esses benefícios, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) lançaram a cartilha gratuita Cadastro Positivo: Como as micro e pequenas empresas podem se beneficiar.

O Cadastro Positivo, que reúne o histórico de operações de crédito de consumidores e empresas, atualmente conta com mais de 140 milhões de registros – equivalente a 79% da população brasileira.

Uma das vantagens que os empreendedores podem ter ao fazerem parte do Cadastro Positivo é melhorar a nota de crédito e, assim, acessar linhas de financiamento com taxas de juros mais em conta.

O gerente de Política Econômica da CNI, Fabio Guerra, explica que a cartilha surgiu depois que as instituições perceberam a necessidade de apresentar esses resultados para orientar e incentivar a participação das MPEs no Cadastro.

“É comum vermos a divulgação dos benefícios do Cadastro Positivo para os consumidores, mas pouco é falado para os micros e pequenos empresários. Esta cartilha é um serviço de orientação para que as MPEs conheçam o instrumento, se atualizem e tenham mais vantagens no mercado”, acrescenta Fabio Guerra.

“O Cadastro Positivo consolidou-se como um direito das empresas que se utilizam do crédito. Conhecer e saber como utilizar essa ferramenta certamente levará as micro e pequenas empresas no caminho da utilização sustentável de recursos direcionados a investimentos ou para a manutenção da operação, afirmou o presidente da ANBC, Elias Sfeir”.

Esta é uma das iniciativas da parceria que foi firmada entre a Rede de Núcleos de Acesso ao Crédito (Rede NAC) da CNI com a ANBC em 2021, para oferecer serviços para empresas que acessam ou desejam acessar linhas de financiamento. A cartilha está disponível no site das instituições.

VEJA TAMBÉM:  Jovens chegam ao mercado de consumo com alto grau de endividamento

 

pimenta comunicação

Relações com a Imprensa ANBC

Regina Pimenta 5511- 98136.6835  regina@pimenta.com

Ana Carolina Rodrigues 5511-98674.0348 anacarolina@pimenta.com