credito rural

ANBC apresenta modelo brasileiro inovador de crédito rural em Conferência no México

Compartilhe:

Presidente da Entidade, Elias Sfeir, compartilha modelo de parceria púbico privada de compartilhamento de dados e análise de crédito no WCCRC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) apresenta durante o World Consumer Credit Reporting Conference 2025 (WCCRC), o modelo brasileiro de integração de dados e análise de crédito aplicado ao agronegócio, que vem sendo discutido como referência para ampliar a inclusão financeira em outros países. O evento ocorre até 14 de outubro, em Cancun, no México.
O presidente executivo da Associação, Elias Sfeir, integra o painel “Desbloqueando o Potencial Rural por meio de Dados e Inteligência de Crédito: como os Birôs de Crédito Promovem o Crescimento Inclusivo na Agricultura”, na segunda (13), com representantes do Banco Central e do Ministério da Agricultura e da Pecuária. Sfeir irá destacar o modelo inovador do papel do crédito como vetor de produtividade e sustentabilidade no campo.

Segundo o executivo, o agronegócio – responsável por 25% do PIB nacional – vive uma fase de crescimento que exige mecanismos financeiros modernos, aptos a reduzir falhas e ampliar o crédito com menor custo e risco. “Um sistema de pontuação de crédito adaptado ao agro torna o setor financeiro acessível e favorece produtores de pequeno e médio porte assim como o agricultor familiar. Esta iniciativa enrobustece o crédito agrícola e cria condições atrativas para investimentos privados e internacionais, alinhados a uma agenda sustentável”, ressalta.

A iniciativa, que articula birôs de crédito, Ministério da Agricultura e Banco Central, tem sido reconhecida como um caso inovador no exterior e inspirado outros países a buscar alternativas semelhantes. A experiência brasileira será contextualizada em um debate que envolve bancos centrais, instituições multilaterais e birôs de crédito de diferentes países. A proposta é demonstrar como o compartilhamento e governança de dados pode impulsionar políticas de crédito rural sustentáveis, conciliando mitigação de riscos com estímulo a novos fluxos de financiamento.

O WCCRC 2025 contará com a presença de mais de 25 especialistas de organizações como o Banco Mundial, BIIA, IFC, ACCIS, TransUnion, Equifax, Experian e Banco Popular da China. A Conferência incentiva as melhores práticas globais para fortalecer os sistemas de crédito e desenvolver estruturas que equilibrem inclusão, inovação e governança de dados para o desenvolvimento sustentável. “É um privilégio participar da Conferência, com players de crédito de diferentes partes do mundo. Esse movimento reflete nosso compromisso com a evolução do ecossistema de crédito em escala internacional, trazendo ao mesmo tempo aprendizados estratégicos para o Brasil”, finalizou Elias Sfeir.

 

Leia também:

ANBC participa do Futurecom 2025

Crédito à indústria entra no radar da agenda industrial brasileira

Você pode gostar:

inadimplentes
Com 63 milhões de inadimplentes, Brasil avança na prevenção ao superendividamento

Siga no Google Notícias Lei 14.181/2021 foi publicada hoje no Diário Oficial da...

prêmio banking transformation 2024
ANBC integra novamente corpo de jurados do Prêmio Banking Transformation

Siga no Google Notícias Setor será representado pelo presidente da entidade, Elias Sfeir,...