Presidente da Entidade, Elias Sfeir, compartilha modelo de parceria púbico privada de compartilhamento de dados e análise de crédito no WCCRC
A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) apresenta durante o World Consumer Credit Reporting Conference 2025 (WCCRC), o modelo brasileiro de integração de dados e análise de crédito aplicado ao agronegócio, que vem sendo discutido como referência para ampliar a inclusão financeira em outros países. O evento ocorre até 14 de outubro, em Cancun, no México.
O presidente executivo da Associação, Elias Sfeir, integra o painel “Desbloqueando o Potencial Rural por meio de Dados e Inteligência de Crédito: como os Birôs de Crédito Promovem o Crescimento Inclusivo na Agricultura”, na segunda (13), com representantes do Banco Central e do Ministério da Agricultura e da Pecuária. Sfeir irá destacar o modelo inovador do papel do crédito como vetor de produtividade e sustentabilidade no campo.
Segundo o executivo, o agronegócio – responsável por 25% do PIB nacional – vive uma fase de crescimento que exige mecanismos financeiros modernos, aptos a reduzir falhas e ampliar o crédito com menor custo e risco. “Um sistema de pontuação de crédito adaptado ao agro torna o setor financeiro acessível e favorece produtores de pequeno e médio porte assim como o agricultor familiar. Esta iniciativa enrobustece o crédito agrícola e cria condições atrativas para investimentos privados e internacionais, alinhados a uma agenda sustentável”, ressalta.
A iniciativa, que articula birôs de crédito, Ministério da Agricultura e Banco Central, tem sido reconhecida como um caso inovador no exterior e inspirado outros países a buscar alternativas semelhantes. A experiência brasileira será contextualizada em um debate que envolve bancos centrais, instituições multilaterais e birôs de crédito de diferentes países. A proposta é demonstrar como o compartilhamento e governança de dados pode impulsionar políticas de crédito rural sustentáveis, conciliando mitigação de riscos com estímulo a novos fluxos de financiamento.
O WCCRC 2025 contará com a presença de mais de 25 especialistas de organizações como o Banco Mundial, BIIA, IFC, ACCIS, TransUnion, Equifax, Experian e Banco Popular da China. A Conferência incentiva as melhores práticas globais para fortalecer os sistemas de crédito e desenvolver estruturas que equilibrem inclusão, inovação e governança de dados para o desenvolvimento sustentável. “É um privilégio participar da Conferência, com players de crédito de diferentes partes do mundo. Esse movimento reflete nosso compromisso com a evolução do ecossistema de crédito em escala internacional, trazendo ao mesmo tempo aprendizados estratégicos para o Brasil”, finalizou Elias Sfeir.
Leia também:
ANBC participa do Futurecom 2025
Crédito à indústria entra no radar da agenda industrial brasileira