inadimplência

Nível de inadimplência histórico

Compartilhe:

Fonte: https://tribunademinas.com.br | Por André Miranda e Isadora Souza, sob supervisão de Wilson Correa e Rafael Souza

A saúde financeira das famílias brasileiras atingiu um nível crítico em julho. Segundo a Serasa Experian, 78,2 milhões de pessoas estão negativadas, o maior número desde 2016. O valor das dívidas com mais de 90 dias de atraso chegou a R$482 bilhões, o que significa que 47,9% da população adulta está inadimplente. Os maiores índices são do Amapá (64%), do Distrito Federal (60,9%) e do Rio de Janeiro (57%). Bancos, administradoras de cartão de crédito e financeiras concentram quase 47% dessas dívidas.

A reincidência é alta: segundo a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), 83% dos consumidores negativados, ou seja, com o nome sujo em agências reguladoras, em maio já haviam passado pela mesma situação nos 12 meses anteriores. Desse total, 63% tiveram uma nova negativação e 20% chegaram a regularizar, mas voltaram a dever.

A fragilidade financeira também é evidente no fluxo de caixa das famílias. Um estudo da fintech ‘Klavi’ mostra que 35% gastam toda a renda em até 36 horas após recebê-la, e 56% têm menos de R$100 disponíveis após esse período. Outro levantamento, da ‘SalaryFits’, revela que 54% dos trabalhadores formais não conseguem fechar o mês no azul, especialmente os da geração Z, da classe C, trabalhadores PJ e de empresas menores. Um fator adicional é o crescimento das apostas esportivas on-line (bets), que ampliam o endividamento. Dados da Mapfre Investimentos indicam que 57% dos indivíduos endividados que começaram a apostar não estavam inadimplentes antes dessa prática.

Para quitar dívidas, 49% recorrem a crédito extra, seja cartão, cheque especial ou empréstimos, além de buscar renda adicional como freelancers. Com o orçamento pressionado, o consumidor opta por menor fidelidade às marcas e busca por produtos com melhor custo-benefício. Atualmente, as marcas mais baratas crescem em valor mais que as marcas premium.

 

Leia também

Cadastro Positivo: ação nos Correios oferece até 99% de desconto em dívidas

Você pode gostar:

moeda digital
Birôs de crédito estão otimistas com moeda digital

Siga no Google Notícias Birôs de crédito estão otimistas com moeda digital do...

bons pagadores
Inclusão de nomes de bons pagadores no cadastro positivo

Siga no Google Notícias Fonte: JN Jornal Nacional Inclusão de nomes de bons pagadores no...