“O Cadastro Positivo consolidou-se como um direito do consumidor. Uma confirmação disso é que sete em cada dez consumidores afirmaram ter percepção positiva sobre o Cadastro Positivo”, disse o presidente da ANBC, Elias Sfeir, no evento de comemoração, realizado hoje em Brasília, dos três anos do modelo de adesão automática do Cadastro Positivo.
A iniciativa já beneficiou 22,1 milhões de brasileiros com acesso ao crédito, registrando penetração média nacional de 79% junto à população economicamente ativa. Esse número tende a aumentar na medida em que novos setores, como energia, saneamento e gás, com potencial de quase 140 milhões de entrantes, completarem o envio das informações dos seus clientes para o banco de dados do Cadastro Positivo.
Ainda de acordo com os dados apresentados na solenidade, 94% das empresas de grande porte estão no Cadastro Positivo. Já os índices referentes às de médio e pequeno porte são 62% e 65% respectivamente. Entre as microempresas, o índice corresponde a 42% e, para MEIs, 13%.
O evento, que teve a participação dos presidentes dos birôs de crédito gestores do banco de dados do Cadastro Positivo (Boa Vista, Quod, Serasa Experian, SPC Brasil e TransUnion), contou com o apoio institucional de ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, ABRAFESC – Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito, ACREFI, Associação Comercial de São Paulo (ACSP), ANFAC – Associação Nacional de Fomento Comercial, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), CNI – Confederação Nacional da Indústria, Conexis Brasil Digital, FEBRABAN e SINFAC-SP. Digital Money Informe e Tele.Síntese foram os parceiros de mídia.