Opt out

Why is the Opt out model ideal for the Positive Registry?

Share:

Follow on Google News

A inserção de um CPF no banco de dados sob o conceito Opt in depende do interesse do consumer. Esse modelo prevê autorização prévia por parte do consumidor para abertura de um cadastro.

No Brasil, o Cadastro Positivo foi regulamentado em outubro de 2012 no modelo Opt in, e progrediu lentamente. Em consequência, o instrumento de concessão de crédito ainda não proporciona os grandes benefícios previstos para o consumidor: a inclusão financeira e a redução da taxa de juros. Com mais informações de qualidade sobre os tomadores de crédito, as instituições financeiras mitigam os riscos de emprestar, o que possibilita juros menores para a população, reduzindo o risco de over-indebtedness.

Entre as ações propostas pelo Banco Central para estimular a economia no Brasil, está o aperfeiçoamento da legislação do Cadastro Positivo.

A ideia dessa nova proposta é que todos façam parte dele compulsoriamente, havendo possibilidade de solicitar exclusão caso seja essa a vontade do consumidor em questão. É o modelo Opt out, que permite que mais consumidores tenham acesso a crédito – mais barato e com melhores condições na contratação dos empréstimos.

 

Thanks for reading! Access other content at ANBC website.

 

elias sfeir

 

By: Elias Sfeir President of ANBC & Member of the Climate Council of the City of São Paulo & Certified Advisor

 

 

You might like it:

Financial Citizenship
What does Financial Citizenship mean and why is it important?

Follow on Google News In democratic systems, the concepts of Citizenship and State...

credit bureaus
The importance of Analytics in the evolution of credit bureaus

Follow on Google News With the digitization of information that began in the 1960s, the...