ir

IR: restituição servirá para quitar dívidas de 26% dos contribuintes

Share:

Source: https://monitormercantil.com.br/

Em anos anteriores, 45% já utilizaram a restituição para pagar dívidas; segundo Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, 76,1% da população estão endividados

Um quarto dos contribuintes pretende usar o dinheiro da restituição do Imposto de Renda para pagar dívidas, 23% precisarão quitar contas básicas, e 11% terão de resolver um débito que não estava previsto. Apenas 16% dos entrevistados vão conseguir poupar o valor a ser ressarcido, e 14% pretendem investir. Foi o que apontou levantamento encomendado pela Serasa e produzido pelo Instituto Opinion Box, que ouviu 1.973 consumidores de todas as regiões.

Apesar de as declarações poderem ser entregues até o dia 30 de maio, o calendário de restituição se inicia neste mesmo dia para os chamados contribuintes com prioridade legal (com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e educadores) que fizeram a declaração mais cedo.

Apesar de não ser novidade o uso da restituição para honrar compromissos financeiros, a pesquisa indica uma significativa alta no destino do dinheiro do leão para pagar contas: em anos anteriores, apenas 45% usaram o recurso para negociar pendências – contra os 67% que pretendem fazer esse uso agora.

Analisando todas as respostas dos contribuintes que têm imposto a ser restituído, percebe-se que 7% dos entrevistados projetam usar a devolução para cuidar da saúde e 6% conseguirão usar o dinheiro para compras ou viagens. Uma pequena parcela de 3% imagina usar o dinheiro ou parte dele para a reforma de seu imóvel e 2% já contam com o valor para contribuir num negócio próprio.

O Brasil atingiu a marca de 200 milhões de pessoas com algum tipo de relacionamento com o sistema financeiro. No entanto, mais de três quartos da população (76,1%) estão endividados, cenário que reacende o debate sobre o que de fato significa inclusão financeira de qualidade. Esse foi o alerta feito pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) ao G20 em fevereiro.

Uma pesquisa recente apontou que a maior preocupação do brasileiro hoje é conseguir se manter financeiramente e quitar dívidas. O problema não afeta apenas o bolso, mas também o bem-estar físico e mental. Entre os entrevistados com dívidas em atraso, 82% relataram impactos negativos na saúde mental ou física por causa do estresse financeiro.

 

Read more

Dia Livre de Impostos 2025

You might like it: