financial education

Endividamento recorde pressiona bancos a ampliar foco em educação financeira no Brasil

Share:

Source: Carta Capital – 17/05/2025

Instituições financeiras apostam em apps, dados e inteligência artificial para evitar inadimplência e promover bem-estar financeiro

O Brasil chegou a 200 milhões de pessoas com algum tipo de relacionamento com o sistema financeiro.

Apesar disso, 76,1% da população está endividada.

Esse cenário levanta dúvidas sobre o real alcance da inclusão financeira e força uma reavaliação por parte do governo e dos bancos.

Segundo a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), a prioridade precisa ir além do acesso: é necessário investir na educação financeira dos brasileiros.

O alerta foi feito ao G20 em fevereiro e reacendeu o debate sobre o papel das instituições financeiras na prevenção da inadimplência.

Em 2023, o Banco Central publicou a Resolução Conjunta nº 8.

O texto obriga bancos e demais instituições financeiras a implementarem iniciativas voltadas à educação financeira.

Entre os objetivos estão melhorar a tomada de decisão do consumidor e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Essas ações devem ser acessíveis e envolver temas como planejamento financeiro, uso responsável do crédito e construção de reservas de emergência.

Para Enrique Ramos O’Reilly, presidente da Moneythor nas Américas, apenas abrir uma conta não garante a inclusão financeira.

Segundo ele, os bancos precisam atuar como orientadores, aproveitando os dados que já têm sobre os hábitos dos clientes.

 

“O banco deve ajudar antes que a dívida se forme. Isso é possível com tecnologia, dados e inteligência artificial”, afirma.

 

Estudos recentes mostram que o endividamento afeta mais do que o orçamento.

Entre os entrevistados com dívidas em atraso, 82% relataram impactos negativos na saúde mental ou física.

A preocupação com a estabilidade financeira se tornou uma das principais angústias da população.

Nesse contexto, os bancos são desafiados a oferecer mais do que crédito: precisam construir relações de apoio contínuo com seus clientes.

Sete em cada dez transações bancárias no Brasil são feitas pelo celular.

Entre os consumidores latino-americanos, 53% esperam ofertas personalizadas e 62% desejam que as empresas antecipem suas necessidades.

A hiperpersonalização passou a ser uma exigência.

Para Enrique, os apps bancários estão na posição ideal para entregar esse novo padrão de relacionamento.

A Moneythor lançou recentemente na América Latina a plataforma Empower.

A solução oferece ferramentas para que os bancos auxiliem seus clientes na gestão de gastos e organização financeira.

A plataforma inclui dicas personalizadas, sugestões de orçamento e incentivos gamificados para estimular hábitos saudáveis.

Segundo Enrique, a proposta é transformar o banco em um parceiro próximo e acessível.

Com isso, é possível reduzir inadimplência, fortalecer o vínculo com o cliente e estabelecer um novo padrão de inclusão financeira.

 

 

Read more

Tire suas dúvidas sobre Cadastro Positivo, FAQ clique aqui.

You might like it:

CREDIT SUSTAINABILITY
CREDIT SUSTAINABILITY

Follow on Google News Source: https://www.telesintese.com.br/ By: Elias Sfeir, President of ANBC Although there are...

Credit bureau sector, Marcel Leonardi
Credit bureau sector

Follow on Google News