A ANBC torna-se membro da BIIA, uma organização ativa em serviços de informação e agência de crédito no Oriente Médio, Ásia e Pacífico.
Entidades unem forças para impulsionar boas práticas globais, incluindo inovações no mercado brasileiro
A Associação Nacional de Agências de Crédito (ANBC) é agora membro da Business Information Industry Association (BIIA), uma organização que representa empresas envolvidas em serviços de informação e ecossistemas de agências de crédito que operam principalmente na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio. Esta colaboração proporciona um espaço único para a troca de experiências e a construção de soluções conjuntas para mercados emergentes e desenvolvidos.
O diálogo entre ANBC e BIIA visa alinhar a visibilidade do crédito na América Latina com as melhores práticas globais. Para Elias Sfeir, presidente da ANBC, a parceria fortalece o setor, impulsionando o desenvolvimento sustentável por meio da troca de conhecimento em regulação, inovação e uso de dados. “A ANBC atua como impulsionadora de inovação e governança no setor de crédito, no Brasil e na América Latina, e esta iniciativa expandirá ainda mais a nossa ação. Somos reconhecidos como a voz da inovação e sustentabilidade no crédito e nossa missão é promover um ecossistema de crédito mais justo, mais eficiente e inclusivo, trazendo benefícios a todos os envolvidos”, destaca Sfeir.
Neil Munroe, diretor-gerente do BIIA e vice-presidente do CICV comentou sobre a adesão do ANBC ao BIIA- “É ótimo poder receber o ANBC na comunidade do BIIA. Com as organizações latino-americanas a interessar-se cada vez mais pelo Médio Oriente e pela Ásia-Pacífico e com os atuais membros do BIIA a interessarem-se ativamente pela construção de relações na região, a adesão da ANBC é muito oportuna. Estamos ansiosos para apoiar a ANBC em seus objetivos importantes e sua contribuição para o trabalho da BIIA”
Para além da sua recente colaboração com o BIIA, a ANBC já mantém parcerias estratégicas com outras grandes organizações internacionais, como a ACCIS (European Credit Information Services Association), a ALACRED (Latin American Credit Federation) e o ICCR (International Credit Reporting Committee), reforçando o seu compromisso de modernizar e reforçar o ecossistema de crédito mundial. Entre suas principais realizações destacam-se a implantação do Programa do Cadastro Positivo, que já proporcionou visibilidade de crédito a 21 milhões de pessoas físicas e jurídicas, o RCS do Banco Central do Brasil que acrescentou mais 6 milhões de registros inéditos, busca constante de novas fontes de dados, fomento ao crédito, um dos motores da economia e bem-estar social.
Iniciativas como estudos, conteúdo para educação financeira e engajamento regulatório, coordenadas pela ANBC, terão visibilidade global.