anbc, PL 3.515, limpa nome

Comunicado da ANBC

Compartilhe:

Siga no Google Notícias

O mundo enfrenta uma situação sem precedentes, cujos desdobramentos não se consegue prever. A ANBC (Associação Nacional dos Bureaus Crédito), entidade que representa a indústria de análise de dados, tem acompanhado as medidas sociais, econômicas e sanitárias que vêm sendo anunciadas em todo o mundo, e também no Brasil, para mitigar as consequências nefastas da pandemia causada pelo coronavírus

O crédito é um instrumento fundamental na economia e mais do que nunca necessário à  retomada das atividades produtivas no país e ao bem- estar social. 

Assim sendo, as empresas de análise de dados têm acompanhado as melhores práticas internacionais. E, entendendo este momento único, destacam a importância de manter o fluxo de informações para avaliação do crédito. E também entendem que é necessário abrir espaço para que credores, consumidores e empresas conversem e renegociem seus créditos de forma responsável, para que a economia e o bem-estar social se restabeleçam de forma sustentável. 

Dando seguimento e suporte às medidas já adotadas pelos credores em geral para repactuação do crédito, e às medidas anunciadas  pelo governo brasileiro, a ANBC informa que os birôs de crédito estenderão o processo de negativação, em geral de 10 dias a partir da comunicação ao devedor, para 45 dias. Como resultado disso, devedores e credores terão um prazo alongado para realizar a renegociação.

Essa medida passa a valer a partir de 17 de abril, pelo período de 90 dias. O objetivo é proporcionar o tempo necessário para as renegociações entre as partes nesse momento crítico, e garantir a proteção de consumidores e empresas. A medida  pode ser prorrogada, caso necessário. 

O setor continua monitorando o surto de COVID-19 e seus efeitos sobre empresas e indivíduos. E  trabalhando com todas as partes interessadas para minimizar os efeitos sobre a capacidade de crédito de indivíduos, comerciantes individuais ou PMEs, sempre disposto a complementar as medidas acima, se necessário.

Por fim, reforça que a manutenção do sistema de avaliação de crédito é crucial para qualquer medida de recuperação econômica, , especialmente como parâmetro para um eventual programa de reativação da economia e auxílio a devedores. As  informações incluídas em suas bases de dados poderão auxiliar as autoridades governamentais a compreender o que está acontecendo na economia e direcionar ajuda financeira para as empresas e indivíduos que mais precisam. 

São Paulo, 9 de abril de 2020

 

 

pimenta comunicação

Relações com a Imprensa ANBC

Regina Pimenta: (11) 98136.6835 regina@pimenta.com

Ana Carolina Rodrigues: (11) 98674.0348 anacarolina@pimenta.com

 

 

Você pode gostar:

acesso ao crédito
Cadastro Positivo beneficiou mais de 22 milhões de brasileiros com acesso ao crédito

Siga no Google Notícias Iniciativa se consolida como um direito do consumidor e...

inadimplentes
Com 63 milhões de inadimplentes, Brasil avança na prevenção ao superendividamento

Siga no Google Notícias Lei 14.181/2021 foi publicada hoje no Diário Oficial da...