Empresario

Empresario por necesidad es un gran beneficiario del nuevo Registro Positivo

Comparte:

Seguir en Google News

Somente no ano passado, o número de novas empresas no Brasil cresceu 14% em relação ao ano anterior, de acordo com levantamento do setor. O destaque ficou por conta da criação de microempresas individuais, também conhecidas como MEIs. Mais de 77% das empresas criadas foram constituídas nessa modalidade.

Uma das explicações para esse predomínio das MEIs tem relação com o chamado “empreendedorismo por necessidade”. Ou seja, por não encontrar um emprego com carteira assinada, já que o desemprego vem se mantendo em patamar alto, o brasileiro é levado a abrir sua própria empresa. Esses empreendedores têm em comum o fato de não poderem oferecer garantias, como um imóvel, para obter crédito, o que resulta em dificuldade para contratar um empréstimo nas instituições financeiras tradicionais.

Em caso de aprovação pelo Senado Federal do PLS 212/2017, que altera a legislação do Cadastro Positivo, e posterior sanção presidencial, maior número de consumidores e empresas, especialmente microempresas individuais, terá acesso a empréstimos e financiamentos. O novo CP contribuirá ainda para a redução do spread bancário, o que significa que o crédito ficará mais barato para todos. Esse modelo, chamado de opt-out e adotado de forma bem-sucedida em mais de 70 países, inclui automaticamente os consumidores, com possibilidade de saída a qualquer momento.

Segundo o Sebrae, micro e pequenas são as empresas que mais geram empregos. Com acesso ao crédito, esses negócios têm condições de ampliar sua atuação mercadológica, estimulando a economia e a geração de empregos.

Vale lembrar que já existem iniciativas voltadas para os microempreendedores individuais e os microempresários. As fintechs têm ocupado esse espaço intermediando crédito para o microempreendedor. Os birôs participam desse processo com o fornecimento de avaliação de risco de crédito de forma equilibrada e isenta a todos os setores econômicos, incluindo as micro e pequenas empresas.

 

Gracias por leernos. Acceda a otros contenidos en Página web de ANBC.

 

elias sfeir

 

Por: Elias Sfeir Presidente de ANBC & Miembro del Consejo Climático de la Ciudad de São Paulo & Concejal Certificado

 

 

Puede que te guste:

ESG
El Registro Positivo y la S de la ESG

Seguir en Google Noticias El acrónimo ESG ha entrado en el vocabulario del mundo empresarial para bien...

Crédito para pequeñas empresas
Crédito para pequeñas empresas

Seguir en Google Noticias El crédito a las pequeñas empresas y la "lección de...