deuda

Contra el endeudamiento, los burós invierten en educación financiera

Comparte:

Seguir en Google News

Nos últimos cinco anos, os birôs de crédito têm investido fortemente na aproximação com o consumidor. Para isso, oferecem serviços e informações diversos que objetivam promover a educação financeira, capacitando o brasileiro a tomar as melhores decisões sobre crédito, além de prevenir fraude.

Essa proposta torna-se ainda mais relevante atualmente. Como sabemos, há infelizmente um alto nível de desemprego e cerca de 62 milhões de brasileiros com dívidas em aberto. Nesse contexto, os birôs estão empenhados em oferecer todo o processo de planejamento financeiro, sugerindo a contratação do crédito nas condições mais vantajosas para o consumidor.

Como parte desse esforço de priorizar o planejamento financeiro e a educação financeira da população, devo destacar o Cadastro Positivo com inclusão automática do consumidor. Esse projeto de lei, que altera a legislação do CP, está em discussão no Congresso Nacional. Basicamente, o Cadastro Positivo é uma iniciativa para promover o crédito responsável, por meio do aumento da transparência nas relações entre credor e consumidor, e sua democratização, por viabilizar o acesso ao crédito da população não bancarizada.

Com base em estudos do setor, posso afirmar que a mudança na legislação do CP vai baratear o crédito para os brasileiros que pagam suas contas em dia. Com sua aprovação, teremos uma oportunidade real de alcançar o tão desejado cenário de taxas de juros menores nos empréstimos e financiamentos, com redução da inadimplência.

Para que as pessoas conheçam essas e outras iniciativas, os birôs de crédito têm investido em comunicação por meio de diferentes canais, com destaque para os digitais. Nas redes sociais e nos blogs, os birôs disponibilizam vídeos e textos de fácil entendimento. O alto grau de engajamento dos consumidores nos canais digitais dos birôs é um sinal da importância dessa comunicação.

Ainda nesse objetivo de colaborar com o consumidor, os birôs têm mecanismos eficientes para monitoramento de CPF. Através desse serviço, o consumidor é avisado por e-mail e SMS se o seu CPF está envolvido em alguma operação. O alerta também é dado quando o consumidor está prestes a ser negativado ou quando seu nome é retirado do cadastro de inadimplentes.

Iniciativas como essas descritas ao longo do texto mostram o comprometimento dos birôs com a proposta de um mercado de crédito saudável. Queremos reduzir a inadimplência e, muito mais do que isso, evitar a pior das situações: o superendividamento e suas dramáticas consequências psicossociais.

 

Gracias por leernos. Acceda a otros contenidos en Página web de ANBC.

 

elias sfeir

 

Por: Elias Sfeir Presidente de ANBC & Miembro del Consejo Climático de la Ciudad de São Paulo & Concejal Certificado

 

 

Puede que te guste:

Salarios más altos
Los salarios más altos no conducen necesariamente al bienestar financiero

Seguir en Google Noticias El bienestar financiero alcanzado por una persona no es...

coste del crédito
Formas de reducir el coste del crédito

Siga no Google Notícias De olho nas expectativas de inflação e no comportamento...

es_ES