economía

Los pilares que sustentan el crédito serán importantes en la recuperación de la economía

Comparte:

Seguir en Google News

O Brasil teve tempo de conhecer as experiências internacionais empregadas nos mais variados setores, todas com o objetivo de mitigar os efeitos da crise provocada pelo coronavírus

Quando nos voltamos para o crédito, constatamos que o setor, globalmente, foi dos que mais rapidamente definiu caminhos para enfrentar a situação. Isso porque já estava estruturado sobre pilares que seriam fundamentais para garantir as melhores práticas no mercado durante o período de exceção, ainda uma incógnita em termos de duração e, sobretudo, consequências.

Alguns desses pilares como renegociação e integridade dos dados já foram abordados em artigo anterior. Mas vale destacar mais três pilares igualmente importantes e que têm norteado a atuação do setor de birôs de crédito no desempenho de seu papel essencial na disciplina do crédito.

O terceiro pilar trata de marcar os dados que foram impactados pela COVID-19 durante a recuperação econômica, de forma ponderada, de modo a destacar essas informações para o credor e minimizar seu impacto na nota de crédito, evitando prejuízo aos consumidores e empresas. Esta prática já é adotada por países sujeitos a desastres naturais como furacões e tsunamis em geografia definida e por período específico.

Outra iniciativa é promover a digitalização de todo o processo que possibilita o acesso aos relatórios de crédito dos consumidores. Em um momento marcado pelo distanciamento social e diminuição da circulação de pessoas, é fundamental que os titulares dos dados possam continuar monitorando seus históricos de crédito durante a crise.

Por fim, e de certa maneira complementar ao pilar anterior, aparece a necessidade de, sempre que possível, abastecer os titulares com informações referentes a relatórios e notas de crédito de forma simples e gratuita. A medida permite que seja preservada a transparência, tão importante nas relações entre credor e tomador de crédito, afastando o risco de insegurança e mantendo a confiança entre as partes.

É consenso que o crédito será o principal instrumento para a retomada da economia e do bem-estar social pós-Covid-19. Assim, todas as medidas para manter o processo de crédito sustentável e equilibrado podem fazer a diferença quando a pandemia passar.

 

Gracias por leernos. Acceda a otros contenidos en Página web de ANBC.

 

elias sfeir

 

Por: Elias Sfeir Presidente de ANBC & Miembro del Consejo Climático de la Ciudad de São Paulo & Concejal Certificado

 

 

Puede que te guste:

ESG
El Registro Positivo y la S de la ESG

Seguir en Google Noticias El acrónimo ESG ha entrado en el vocabulario del mundo empresarial para bien...

sistema financiero
Modernizar el sistema financiero

Seguir en Google Noticias La modernización del sistema financiero como política de...