BURÓ DE CRÉDITO

BURÓ DE CRÉDITO

Comparte:

Seguir en Google News

BIRÔS DE CRÉDITO DEFENDEM AO GOVERNO O ESTÍMULO À CONCESSÃO DE CRÉDITO NO PAÍS

Fuente: http://broadcast.com.br/ | Por Matheus Piovesana

São Paulo, 27/02/2023 – Em carta enviada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o setor de birôs de crédito defendeu o estímulo ao crédito no País, bem como o estímulo ao crédito sustentável, ao empreendedorismo e também o equilíbrio das contas públicas. O documento foi elaborado pela Asociación Nacional de Oficinas de Crédito (ANBC), à qual são ligadas empresas como Boa Vista, Serasa Experian, Quod e SPC, entre outras.

A carta, divulgada nesta segunda-feira, 27, é datada de 7 de fevereiro deste ano. Desde então, tanto o governo quanto o mercado financeiro começaram a discutir a possibilidade de o País estar próximo a uma crise de crédito, construída diante dos juros altos e da desaceleração da economia. Como mostrou o Broadcast na sexta, 24, bancos e o governo têm discutido a questão e possíveis saídas.

“O setor de birôs entende que o novo governo deve persistir no estímulo ao crédito, ainda subutilizado no País”, afirma a carta. A entidade cita números do Banco Mundial que, em 2020, mostravam que o crédito doméstico ao setor privado chegava a 70% do PIB brasileiro, enquanto no Chile era de 124% do PIB, e nos Estados Unidos, de 216%.

A ANBC afirma que ainda há espaço para avançar, mas que para isso, é necessário garantir que o mercado opere com informações “amplas, claras e precisas”. Neste sentido, destaca reformas na regulação por parte do Banco Central, que levaram à criação de ferramentas como o Pix e o Open Finance. Destaca ainda o Cadastro Positivo, operado pelos birôs.

Segundo a carta, o Cadastro tem cerca de 142 milhões de pessoas cadastradas, físicas e jurídicas, e deu acesso ao crédito a mais de 22 milhões de novos consumidores. O texto também cita dados do BC de 2021, que apontam que houve uma redução de 10,4% na taxa de juros do crédito pessoal nos dois primeiros anos de vigência do Cadastro.

Por outro lado, segundo a ANBC, a existência de milhões de pessoas inadimplentes é um desafio para o País e para o governo federal. A entidade afirma que os birôs têm investido em educação financeira para ajudar a amenizar estes números, a partir de um comportamento mais consciente dos consumidores.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com

Puede que te guste:

transunion
TransUnion cambia de mando en Brasil

Fonte: https://www.bloomberglinea.com.br/ – Por Sérgio Ripardo TransUnion muda comando no Brasil com foco...

rio grande do sul
Las agencias de crédito suspenderán la negación de la deuda en RS durante 60 días, dice ANBC

Seguir en Google News Fuente: Difusión - ECONOMÍA Y MERCADOS La...