Fuente: https://www.diariodoamapa.com.br/ – Douglas Lima Editor
Elias Sfeir confessa, contudo, que o crédito está em expansão na região Norte, conseguindo inclusive suplantar a média nacional; paradoxo, segundo ele, é sinal de que distribuição de renda no país não está bem equilibrada
Segundo dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-R), o crédito está em expansão no norte do país, conseguindo inclusive suplantar a média nacional. Apesar disso, a inadimplência também cresce na região.
Os parâmetros foram dados na manhã desta quarta-feira, 9, pelo presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir. Segundo ele, o IBC-R revelou que a economia da região cresceu 4,8% em 2024, superando a média nacional de 3,8%.
Falando no ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), Elias Sfeir disse que o avanço da economia impulsionou a demanda por crédito, especialmente entre as empresas, mas a inadimplência também subiu.
O presidente da ANBC revelou que somente no estado do Amapá a quantidade de famílias inadimplentes subiu 62%. “Isso é um sinal de que a distribuição de renda no país não está bem equilibrada”, analisou.
Segundo o executivo, regiões com menor acesso histórico ao sistema bancário tendem a apresentar crescimento mais expressivo quando os serviços financeiros se tornam mais acessíveis. No entanto, o nível de inadimplência da região tem sido o mais alto do país. Média de 50% para Pessoas Físicas (PFs) e 40% para Pessoas Jurídicas (PJs).
Elias Sfeir aconselhou que para equilibrar o crédito e a dívida é preciso recorrer à educação financeira, que ele classifica como o suporte do consumidor para tomar o crédito de maneira responsável e evitar um grande endividamento.