Notícias

Aqui você encontra algumas matérias em importantes veículos de comunicação.

Diversos conteúdos sobre crédito e atuação dos birôs

“Essa queda [do spread bancário médio, que está no menor nível em oito anos] decorre de um conjunto de fatores, impulsionados particularmente pela ação do Banco Central e dos bancos. Um “efeito benigno” gerado pela aprovação do Cadastro Positivo. Com base nas informações do CP, as notas de crédito dos clientes são compostas. E, a partir dessas notas, as instituições financeiras decidem, em primeiro lugar, se vão conceder crédito e, em caso positivo, quanto cobrarão por ele.

Issac Sidney, presidente da Febraban

Somos um país de 200 e tantos milhões de habitantes. Todo o mundo precisa de crédito para comprar casa, carro, celular.
O problema é que oferecemos esses produtos para um público pequeno. Se chegarmos a 50% da população em vez de atender apenas 10%, as taxas de juros podem ser menores, porque você ganha na escala. E, com juros menores, mais pessoas vão pegar dinheiro emprestado para realizar os seus sonhos.

ANBC
Octavio de Lazari Júnior
Presidente, do Bradesco

O cadastro positivo é a oportunidade de consumidores hoje negativados reconstruírem seus históricos de bons pagadores. Com a nova lei, ficará registrado que ele não pagou uma prestação, mas que paga em dia a água, a luz e várias outras prestações. Isso estará refletido em uma nota de crédito.

ANBC
Samuel Pessôa
Professor da FGV-RJ, e chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia