Aqui você encontra algumas matérias em importantes veículos de comunicação.
ESCLARECIMENTOS SOBRE O CADASTRO POSITIVOComunicado de abertura e Falsa regularização
“Essa queda [do spread bancário médio, que está no menor nível em oito anos] decorre de um conjunto de fatores, impulsionados particularmente pela ação do Banco Central e dos bancos. Um “efeito benigno” gerado pela aprovação do Cadastro Positivo. Com base nas informações do CP, as notas de crédito dos clientes são compostas. E, a partir dessas notas, as instituições financeiras decidem, em primeiro lugar, se vão conceder crédito e, em caso positivo, quanto cobrarão por ele.
Somos um país de 200 e tantos milhões de habitantes. Todo o mundo precisa de crédito para comprar casa, carro, celular.
O problema é que oferecemos esses produtos para um público pequeno. Se chegarmos a 50% da população em vez de atender apenas 10%, as taxas de juros podem ser menores, porque você ganha na escala. E, com juros menores, mais pessoas vão pegar dinheiro emprestado para realizar os seus sonhos.

O cadastro positivo é a oportunidade de consumidores hoje negativados reconstruírem seus históricos de bons pagadores. Com a nova lei, ficará registrado que ele não pagou uma prestação, mas que paga em dia a água, a luz e várias outras prestações. Isso estará refletido em uma nota de crédito.
