educación financiera

Los ciudadanos son más conscientes del control presupuestario y de la educación financiera

Comparte:

Seguir en Google News

Pesquisa mostra que mulheres e homens são igualmente preocupados com essas questões

São Paulo, 28 de Julho de 2021: Uma sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) revela que o controle orçamentário é um hábito para a maioria dos brasileiros. Das mulheres ouvidas, 78% costumam fazê-lo, um percentual próximo ao dos homens, com 79%.

O levantamento também mostra a relevância da nota de crédito para os respondentes. De 59% das mulheres que sabem o que é nota de crédito, nada menos que 84% delas consideram esse conhecimento importante ou muito importante para sua vida financeira. Entre os homens, dos 66% que sabem o que é nota de crédito, 82% consideram esse dado importante ou muito importante.

Entre as faixas etárias, o destaque negativo fica para o grupo de mais de 60 anos – apenas 49% sabem o que é nota de crédito. Esse índice chega a 61% na faixa entre 46 e 59 anos, sobe para 67% entre as pessoas de 36 a 45 anos e fica em 64% no grupo de jovens de 24 a 35 anos.

O baixo conhecimento da nota de crédito entre os respondentes com mais de 60 anos pode ser resultado da falta de familiaridade com esse recurso, uma vez que o Cadastro Positivo, base da dados para o cálculo da nota de crédito, só ganhou força a partir de 2019, quando teve início a inclusão automática de consumidores e empresas.

Outros fatores que podem se refletir no baixo conhecimento da nota de crédito entre os respondentes com mais de 60 anos são a baixa educação financeira e eventual dificuldade para lidar com plataformas online, onde estão disponíveis o acesso à nota de crédito e as iniciativas de educação financeira.

“A nota de crédito é um dos aspectos mais importantes para exercício da cidadania financeira. O conhecimento da nota de crédito incentiva a educação financeira e empodera o consumidor na operação de crédito”, destaca Elias Sfeir, presidente da ANBC.

La encuesta, que se realizó en abril y se actualizará trimestralmente, pretende evaluar el interés de los brasileños por la educación financiera, su conocimiento de las puntuaciones de crédito y la importancia que consideran que tiene este indicador para su vida financiera.

Metodología

Encuesta cuantitativa realizada mediante un cuestionario en línea entre el 1 y el 12 de abril. La muestra estaba compuesta por 1.015 encuestados y, para leer los datos generales, es necesario considerar un grado de confianza 95% y un margen de error de más o menos 3 puntos porcentuales.

 

 

comunicación pimienta

Relaciones con la prensa de ANBC

Regina Pimenta: (11) 98136.6835 regina@pimenta.com

Ana Carolina Rodrigues: (11) 98674.0348 anacarolina@pimenta.com

 

 

Puede que te guste:

educación financiera
La base de la educación financiera

Siga no Google Notícias Base da educação financeira, controle orçamentário é rotina para...

Alagoas
Un registro positivo podría inyectar 9.000 millones de R$ en la economía de Alagoas

Seguir en Google Noticias En vigor desde el 9 de julio, el nuevo Cadastro Positivo...