préstamos a empresas

Préstamos a empresas en tiempos de restricción monetaria

Comparte:

Seguir en Google News

Na última semana, o Fed (Banco Central dos EUA) optou por elevar a taxa básica de juros. No mesmo dia, o COPOM (Comitê de Política Monetária) decidiu manter a taxa básica de juros no patamar de 13,75% ao ano, uma decisão já esperada pelo mercado. A grande expectativa era sobre quais indicações o comunicado faria a respeito dos próximos passos da política monetária, e a mensagem indicou que os juros permanecerão no patamar atual pelo tempo necessário.

O momento, no Brasil e no mundo, é de aperto monetário. Diante desse cenário, como fica o crédito às empresas, uma das engrenagens fundamentais para o crescimento da economia? O volume de recursos destinados pelo Sistema Financeiro Nacional às empresas cresceu de forma notável ao longo do período mais agudo da pandemia. A partir do início de 2021, o ritmo de crescimento começou a desacelerar. O perfil da desaceleração traz uma informação importante: os recursos destinados a MPEs (micro e pequenas empresas) seguiram crescendo, embora a taxas menores, enquanto os recursos destinados a grandes empresas chegaram a recuar, conforme mostra o gráfico abaixo.

préstamos a empresas

Como consequência, as pequenas empresas têm ampliado a participação no volume do crédito. O impulso ao financiamento de PYME começou quando as taxas de juros estavam em um patamar historicamente baixo, a partir do segundo trimestre de 2022. Agora, essas empresas terão que lidar com um custo maior do crédito na operação atual, com impacto também para quem tomou crédito atrelado à taxa Selic muito mais baixa. Mais do que nunca, vale a pena reforçar alguns cuidados a serem observados na hora da contratação.

Antes de mais nada, a decisão de contratar uma linha de crédito deve levar em consideração a realidade de juros mais altos. Já abordamos, aliás, algumas recomendações sobre a busca pelo crédito empresarial neste espaço, quando as taxas de juros ainda estavam mais baixas.

A primeira observação é que nem toda modalidade de crédito serve a todo propósito. As mO impulso ao financiamento de MPEs começou quando as taxas de juros estavam em um patamar historicamente baixo, a partir do segundo trimestre de 2022.odalidades de crédito variam em função das exigências, dos prazos, da vinculação a algum tipo de uso, e tudo isso se reflete no custo do crédito. Busca-se o financiamento de um bem, um empréstimo para realizar uma obra de melhoria, para quitar contas em atraso ou para girar o negócio?

Para ilustrar como as taxas de juros podem variar, a taxa média do cheque especial empresarial chegou a 321% ao ano, enquanto a taxa do financiamento à importação foi de 11,4%. Essas taxas são ditas livres porque são negociadas livremente no mercado. A depender da finalidade, é possível emprestar os chamados recursos direcionados, como é o caso das operações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do crédito rural, com taxas menores.

Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de colocar algum bem como garantia. As operações garantidas têm um custo menor, pois as garantias mitigam o risco de inadimplência. Também existe a possibilidade de contratar com aval de fundos garantidores de empréstimo. Esses fundos complementam as garantias necessárias à contratação de uma operação de crédito.

Em ambiente de maior estímulo à concorrência bancária, é válido conhecer algumas novidades do setor como o mercado de crédito. Conforme tratamos recentemente neste espaço, os dados também podem fazer muito por quem solicita empréstimos e financiamentos. Se, por um lado, a conjuntura indica um ambiente mais restritivo, os vetores estruturais apontam para um ganho de eficiência do mercado de crédito e redução da assimetria de informação, o que pode se refletir no custo do crédito, por meio de ferramentas como o Finanzas abiertas e Registro positivo.

O bom proveito dessas ferramentas requer a avaliação de mais de uma proposta de crédito. Assim como estamos habituados a comparar os preços de bens e serviços, a empresa deve comparar as condições dos serviços financeiros. Para as empresas nas quais isso tudo ainda é novo, devido à pouca experiência na contratação de crédito, a recomendação é aprofundar-se no conhecimento das modalidades e no custo do crédito, buscando ajuda profissional e conteúdos disponíveis em órgãos como SEBRAEBanco Central de Brasil e Núcleo de Acesso ao Crédito, da CNI - Confederación Nacional de Industria. A própria ANBC – Associação Nacional dos Bureaus de Crédito também disponibiliza conteúdos orientativos em relação à busca de crédito.

Estamos, enfim, diante de uma conjuntura diferente e é preciso lidar com os fatos. O momento de juros baixos e forte expansão do crédito empresarial passou. Ainda assim, a decisão de buscar recursos de terceiros pode ser vantajosa. Mostramos neste artigo os cuidados a serem tomados na hora da contratação. O setor dos birôs segue atento à evolução conjuntural do crédito e focado em seus propósitos de reduzir a assimetria de informação na avaliação de crédito e de atuar preventivamente por meio da educação financeira dos tomadores para mitigar os riscos e contribuir para a sustentabilidade do crédito.

Gracias por leernos. Acceda a otros contenidos en Página web de ANBC.

 

elias sfeir

 

Por: Elias Sfeir Presidente de ANBC & Miembro del Consejo Climático de la Ciudad de São Paulo & Concejal Certificado

 

 

Puede que te guste:

Fraude de identidad
El fraude de identidad se cobra millones de víctimas cada año

Seguir en Google Noticias Sólo en Estados Unidos el año pasado, 14,4 millones...

aspectos psicosociales
Lecciones de la pandemia en sus aspectos psicosociales

Seguir en Google Noticias La pandemia de Covid-19 ha provocado un vuelco en la escena mundial, afectando...