Imposto para regularizar nota de crédito é golpe, alerta Associação Nacional dos Bureaus de Crédito

Compartilhe [addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_m3zg”]

 

São Paulo, 5 de março de 2020: Uma notificação postal enviada em nome da Receita Federal, que exige do contribuinte o pagamento de suposto Imposto Verificador de Score Concretizado, é falsa. A mensagem afirma que, por causa de uma pendência em seu CPF, o destinatário precisa quitar um débito para aumentar sua nota de crédito. O tributo citado é inexistente. A comunicação utiliza de maneira indevida o logotipo da Receita Federal e a assinatura falsa de um auditor fiscal. 

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), representante dos birôs de crédito gerenciadores do Cadastro Positivo – Boa Vista SCPC, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil -, alerta que não existe nenhum imposto destinado à regularização da nota de crédito. 

“O aumento da nota de crédito depende apenas do comportamento do consumidor ou empresa. Regularizar dívidas atrasadas que tenham negativado o nome do tomador de crédito, por exemplo, é essencial para aumentar a pontuação. Evitar atrasos no pagamento de contas como faturas e boletos também impactam positivamente a pontuação”, ressalta Elias Sfeir, presidente da ANBC.

“A nota de crédito, índice que varia de 0 a 1.000, é resultado da análise dos hábitos de pagamento de pessoa física ou jurídica, e equivale a um currículo financeiro. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de que o consumidor ou empresa honre seus compromissos”, completa Sfeir.

Em caso de dúvida em relação a qualquer comunicação envolvendo o Cadastro Positivo ou a  nota de crédito, a ANBC sugere o contato direto com os birôs de crédito gerenciadores do Cadastro Positivo.

Boa Vista: 3003-0101 (www.consumidorpositivo.com.br)

Quod: 3003-7863 (https://www.quod.com.br)

Serasa Experian: 0800 776 6606 (www.serasaconsumidor.com.br)

SPC Brasil: 0800-887-9105 (https://www.spcbrasil.org.br)

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A entidade congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no território brasileiro e mantém relacionamento com associações internacionais para promover as melhores práticas do setor. A ANBC é membro da Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), entidade internacional que reúne 39 birôs de crédito e da Associação Latino Americana de Birôs de Crédito (ALACRED).

 

VEJA TAMBÉM:  Válido a partir de 9 de julho, novo Cadastro Positivo pode injetar R$ 14 bilhões na economia paraibana

pimenta comunicação

Relações com a Imprensa

Regina Pimenta 5511- 98136.6835/2858.9191 regina@pimenta.com

Ana Carolina Rodrigues 5511-98674.0348/2858.9190 anacarolina@pimenta.com